Dicas para curtir Porto Alegre no Carnaval

Há uma série de atrações e atividades à espera daqueles que ficaram ou vieram visitar Porto Alegre durante o Carnaval. Sejam moradores ou visitantes, sozinhos ou acompanhados de amigos ou familiares, podem apreciar a cidade com uma agenda que contempla história, natureza, cultura e festa.

Confira:

Linha Turismo – O passeio no ônibus turístico é uma maneira especial de descobrir ou redescobrir a cidade. O city tour percorre os principais pontos históricos, naturais e culturais em um trajeto de 28 quilômetros e duração média de uma hora e 20 minutos.  Mais informações aqui.

Passeios de barco – O turismo aquaviário inclui entretenimento, lazer e o encontro com a cidade por outro ângulo. As embarcações que fazem o passeio pelo lago Guaíba partem do atracadouro localizado junto à Usina do Gasômetro. São diferentes opções de trajetos, horários e valores operados por cada uma das empresas do segmento.

Zona Rural – Para quem gosta do convívio com a natureza, Porto Alegre está repleta de opções. Trata-se de uma das poucas capitais brasileiras cuja área rural abrange 30% de seu território. Uma experiência de turismo sustentável pode ser feita por meio dos Caminhos Rurais, uma rota que conta com diversos empreendimentos e atrativos na região. Saiba mais aqui.

Carnaval de rua – Já para quem quer mais agitação, um dos grandes destaques é o Carnaval de rua. Ao todo, 25 blocos desfilam nos circuitos Orla, Centro Histórico e Cidade Baixa até 24 de março. Confira a programação completa aqui.

Centro Histórico – A cidade possui prédios históricos dos mais variados estilos arquitetônicos, muitos concentrados na região central. Que tal um passeio na região da Praça da Alfândega, ou da Praça Marechal Deodoro, quando a região está mais tranquila? Quem sabe um olhar mais atento ao Theatro São Pedro ou ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), por exemplo?

Lago Guaíba – O que não faltam são opções de atividades ao ar livre para curtir o Guaíba. A nova Orla Moacyr Scliar é um dos locais preferidos para tomar um mate, andar de bicicleta ou apreciar o pôr do sol. Mas o Guaíba também oferece as praias do Lami e de Belém Novo, na zona Sul da cidade. Confira os pontos próprios para banho aqui.

Cinema – A Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Ribeiro,1085) apresenta, a partir de quinta-feira (7) três novos filmes na programação: o chinês Um Elefante Sentado Quieto, de Hu Bo; o palestino Wajib – Um Convite de Casamento, de Annemarie Jacir, e o português Raiva, de Sérgio Tréfaut. O diretor português participa de um debate no dia 12 de março, às 20h, no Capitólio.

De 7 a 13 de março, uma edição especial do projeto Curta na Cinemateca incluirá os três melhores curtas gaúchos de 2018, escolhidos pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Os filmes Princesa Morta do Jacuí, de Marcela Bordin, Um Corpo Feminino, de Thaís Fernandes, e Catadora de Gente, de Mirela Kruel, serão exibidos diariamente antes do longa palestino Wajib – Um Convite de Casamento.

Já na segunda-feira, 11 de março, às 19h30, a Cinemateca apresenta a reprise da sessão comentada de Rasga Coração, novo filme de Jorge Furtado. O diretor e integrantes da equipe participam de uma conversa com o público após a sessão. O valor do ingresso é R$ 16, com meia-entrada para estudantes e idosos.

Visitação ao Laçador – Na Semana de Porto Alegre, a população terá a oportunidade de ver bem de perto um dos principais monumentos do Rio Grande do Sul: a estátua do Laçador. Obra mais importante do escultor Antônio Caringi, ela será exposta com uma estrutura de andaime em seu entorno. O público poderá subir para observar o símbolo oficial da Capital.

A atividade integra a programação da Semana de Porto Alegre, que ocorre entre os dias 21 e 30 de março. As visitações serão realizadas das 9h às 12h e das 14h às 18h.

“Porto Alegre é uma cidade diversa em história, cultura e natureza. Quanto mais os visitantes e os cidadãos conhecerem e desfrutarem desses atrativos, mais as vocações da cidade serão um vetor de desenvolvimento econômico. Todos ganham”, conclui o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade.
Confira mais dicas no Boletim Semanal de Informações Turísticas do Escritório de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.