Desfile das escolas de samba de Porto Alegre começa nesta sexta

O Complexo Cultural do Porto Seco volta a receber os desfiles de Carnaval a partir desta sexta-feira (15). Desfilam as agremiações das antigas

O Complexo Cultural do Porto Seco volta a receber os desfiles de Carnaval a partir desta sexta-feira (15). Desfilam as agremiações das antigas séries Ouro e Prata.

Em 2018, os desfiles foram cancelados. Por isso, neste ano, a estrutura contará apenas com os camarotes. Onde ficariam localizadas as arquibancadas, o público poderá assistir aos desfiles gratuitamente.

O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, comemora a concretização do Carnaval no Porto Seco, como uma conquista das forças culturais da cidade.

“É através do comprometimento e do trabalho dos agentes culturais, sejam eles públicos ou colaborativos, como é o caso do Carnaval, que se observa e se conquista resultados surpreendentes.”

Os desfiles

Seis escolas do Grupo Ouro e nove do Grupo Prata, além de uma tribo carnavalesca, estarão na passarela.

Os desfiles terão início às 22h, com apresentação da Academia de Samba Puro, escola do Grupo Prata, na condição de convidada.

No sábado (16) o início será às 21h, com outra convidada, a tribo Os Comanches. Para a competição, cada entidade do grupo Prata terá 45 minutos de desfile e do Grupo Ouro, 55 minutos.

As escolas serão julgadas por três jurados em cada um dos sete quesitos de avaliação: bateria, harmonia, samba-enredo, evolução, tema-enredo, fantasia e mestre Sala & porta-bandeira.  A apuração das notas será no domingo.

Público 

Para realização dos desfiles, foram vendidos 134 camarotes com capacidade para 15 pessoas, além de três camarotes com capacidade para 300 pessoas cada um.

Haverá também dois espaços de convivência, com acesso gratuito ao público, que poderá levar cadeiras para assistir às apresentações.

O público também contará com áreas de alimentação acessível a todos os pontos da passarela e banheiros. O complexo contará ainda com áreas de estacionamento.

A organização do desfile é da União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre. Conforme seu presidente, Érico Leoti, a previsão é de um público de 30 mil pessoas a cada noite.

Ordem dos desfiles

Sexta-feira
22h – Academia de Samba Puro (convidada)
23h – Academia de Samba Praiana
00h – Fidalgos e Aristocratas
1h – Realeza
2h – Bambas da Orgia
3h10 – Iapi
4h20 – Imperatriz Leopoldinense

Sábado
21h – Tribo Os Comanches (convidada)
22h – Copacabana
23h – Unidos da Vila Mapa
00h – Vila Isabel
1h – União da Tinga
2h – Império do Sol
3h – Império da Zona Norte
4h10 – Imperadores do Samba
5h20 – Estado Maior da Restinga