Confira a agenda cultural de Porto Alegre nesta segunda-feira (11)

Cinemateca Capitólio

A Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Ribeiro, 1085) apresenta, até 13 de março, três novos filmes na programação: o chinês Um Elefante Sentado Quieto, de Hu Bo; o palestino Wajib – Um Convite de Casamento, de Annemarie Jacir, e o português Raiva, de Sérgio Tréfaut.

O diretor português participa de um debate no dia 12 de março, às 20h, no Capitólio. De 7 a 13 de março, uma edição especial do projeto Curta na Cinemateca incluirá os três melhores curtas gaúchos de 2018, escolhidos pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul.

Os filmes Princesa Morta do Jacuí, de Marcela Bordin, Um Corpo Feminino, de Thaís Fernandes, e Catadora de Gente, de Mirela Kruel, serão exibidos diariamente antes do longa palestino Wajib – Um Convite de Casamento.

Dança

O Centro Municipal de Dança da SMC (Secretaria Municipal da Cultura) abre as inscrições para ingresso ao Grupo Experimental de Dança, até o dia 11 de março. Aberto ao público com ou sem experiência em dança, o GED oferece espaços para formações livres e contemporâneas em dança.

Imagem e palavra

A Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico) apresenta a exposição O que vemos, o que nos fala. A visitação vai até o dia 11 de março de segunda à sexta, das 10h às 18h (último acesso às 17h30). No dia 27 de fevereiro está programada uma conversa sobre o processo criativo da exposição, com o escritor, professor e curador da exposição, Altair Martins.

O encontro será às 19h30, no Instituto de Cultura/Delfos – 7º andar da Biblioteca Central da PUCRS. A exposição, com a curadoria e poemas do escritor Altair Martins, retrata as relações entre a literatura e as artes visuais. Esse tema da comparação entre as artes (o paragone) ganhou força durante o Renascimento, levando artistas como Leonardo Da Vinci a declararem que “a pintura é uma poesia muda e a poesia uma pintura cega”.

Audiovisual

Estão abertas as inscrições para o 7º Frapa (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre). Considerado o maior evento voltado ao roteiro de cinema e TV da América Latina, o festival acontece de 2 a 5 de julho na Cinemateca Capitólio Petrobras.

O festival promove rodadas de negócio, mesas de debate, workshops, master class, estudos de caso e pitchings, além de um concurso de roteiro de longa, piloto de TV e de uma mostra competitiva de curtas-metragens. Realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, tem direção de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller. Inscrições, valores e maiores informações estão no site do FrapaPreços promocionais até o dia 15 de março. Vagas limitadas.

Maresia

A Pinacoteca Aldo Locatelli, localizada no Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico) apresenta a exposição Maresia. Estarão expostas dezenas de pinturas abordando a temática marinha, de inúmeros artistas, brasileiros e estrangeiros, que por diferentes caminhos estéticos abordaram a temática. A mostra é composta de Marinhas e a visitação vai até 15 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.

Atelier Livre

O Atelier Livre Xico Stockinger, equipamento da Prefeitura de Porto Alegre, vinculado à Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura, informa o cronograma de inscrições e entrevistas para cursos no primeiro semestre de 2019. Serão oferecidas mais de 30 turmas de cursos ministrados pelos docentes da própria instituição e pelos proponentes de projetos selecionados no primeiro edital desta natureza, promovido pela Coordenação de Artes Plásticas/Atelier Livre. As inscrições, rematrículas e matrículas para 2019 devem ser feitas através deste formulário on-line.