Caxias certifica medalhistas em olimpíadas de conhecimento

Os estudantes da rede municipal de ensino de Caxias do Sul que foram medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2017 e 2018; na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) edição 2018 foram homenageados pela prefeitura.

A cerimônia reuniu cerca de 50 pessoas, entre professores, coordenadores, equipes diretivas, estudantes e familiares, também foram reconhecidos os docentes e a escola destaque nas olimpíadas. Todas as categorias foram contempladas com certificado assinado pelo prefeito Daniel Guerra e pela secretária municipal da Educação, Marina Matiello.

Para a secretária da Educação, o momento foi motivo de emoção e orgulho. “Os aplausos de hoje não são apenas para os estudantes. São para os pais, diretores, coordenadores e professores que incentivam e produzem esse encantamento pelo conhecimento”, afirmou. Ela destaca, ainda, que esses medalhistas desafiam estudantes de todas as regiões do país.

O professor de matemática e vice-diretor da Escola Caldas Júnior, Vagner Zulianelo, premiado na OBMEP 2017, acredita que as olimpíadas são oportunidades únicas para os estudantes. “É o momento que eles têm para demonstrar uma capacidade, um potencial que muitas vezes nos passa despercebido quando estamos em uma sala com 30 estudantes”, aponta.

Para Zulianelo, o reconhecimento é essencial. “Sempre existe a cobrança, mas geralmente não existe um retorno. Momentos assim são muito ricos. É quando os estudantes têm o seu empenho valorizado”, reforça.

Rosângela Finger de Vargas é mãe de João Vítor de Vargas Cendron (13 anos), um dos medalhistas, e fala sobre a importância do incentivo na aprendizagem. “Educar os meus cinco filhos para que tenham um futuro promissor e façam a diferença no mundo faz meus olhos brilharem. O mais emocionante é perceber que quando um deles se destaca, como o João, vira exemplo e motivação para os demais.”

O estudante da Escola Padre Antônio Vieira, além de ganhar medalhas nas duas edições da OBMEP e na 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBA), participou, em janeiro deste ano, da 22ª Semana Olímpica da Olimpíada Brasileira de Matemática, em Goiânia. “Se você se dedicar e buscar aprender cada vez mais, a matemática pode te levar para muito longe”, concluiu João Vítor.

Além da titular da Educação, estavam presentes no evento a professora Ivanete Rocha de Miranda, representando a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), e Roselaine Frigeri, representando o Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv).

21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

– Escola Santa Corona: Henrique Bogado Paim (medalha de ouro) e Carolina Javornik (medalha de bronze) – Escola José Protázio Soares de Souza: Andrey da Silva Neu (medalha de bronze), Luís Eduardo Haag Augusto (medalha de bronze), João Guilherme Lucas Machado (medalha de bronze) e Matheus da Silva Fonseca (medalha de bronze)
– Escola Vereador Marcial Pisoni: Ricardo Henrique da Silva Rech (medalha de bronze) e William Eduardo Ladette Pereira (medalha de bronze)

12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

– Escola Vereador Marcial Pisoni: Ricardo Henrique da Silva Rech (medalha de prata), João Vitor Pertozzatti (medalha de prata), Alisson Cattani Braga (medalha de prata) e Luiz Henrique Arenhardt Rodrigues (medalha de prata)

13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

– Escola Padre Antônio Vieira: João Vitor De Vargas Cendron (medalha de prata), Leonardo Baggio Guisolfo (medalha de bronze) e Giulianno De Marco (medalha de bronze)
– Escola Érico Cavinato: Gabriel Boff Deon (medalha de bronze) e Henrique Zanatta Colice (medalha de bronze)
– Escola Madre Assunta: Talis da Silva de Oliveira (medalha de bronze)
– Escola Caldas Júnior: Thiago Herique Giacomeli (medalha de bronze)

14ª OBMEP

– Escola Padre Antônio Vieira: João Vitor De Vargas Cendron (medalha de ouro)
– Escola Érico Cavinato: Gabriel Boff Deon (medalha de bronze)
– Escola Governador Roberto Silveira: Luan Heinrich Bressan (medalha de bronze)
– Escola Ítalo João Balen: Pedro Luchese Pedroni (medalha de bronze)
– Escola Prefeito Luciano Corsetti: Nicolas Boff Dal Corno (medalha de bronze)
– Escola Professora Ester Justina Troian Benvenutti: Bruno Dona De Freitas Borges (medalha de prata)

40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)

– João Vitor De Vargas Cendron (medalha de bronze), da Escola Padre Antônio Vieira

Professores

– 13ª OBMEP: Vagner Zulianelo, da Escola Caldas Júnior
– 14ª OBMEP: Maria Assunta Taiarol e Sabrina Alano Martini, da Escola Padre Antônio Vieira

Instituição homenageada

– 14ª OBMEP: Escola Prefeito Luciano Corsetti