Carnaval na Orla do Guaíba terá testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites

A prefeitura de Porto Alegre comunicou que o carnaval de rua do fim de semana terá orientações de prevenção, distribuição de preservativos e testes

A prefeitura de Porto Alegre comunicou que o carnaval de rua do fim de semana terá orientações de prevenção, distribuição de preservativos e testes de HIV, sífilis e hepatites B e C.

A prefeitura disse que os testes serão rápidos e gratuitos. No sábado (16), a unidade móvel do projeto Fique Sabendo estaciona na Orla do Guaíba, das 15h às 19h.

Nos dois últimos finais de semana de folia, dias 2, 3, 9 e 10, foram realizados 628 testes nos eventos da Cidade Baixa, Orla e Praça Garibaldi.

Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho será feito por servidores e promotores, que irão orientar o público e distribuir itens de prevenção.

A prefeitura ressaltou que pessoas diagnosticadas com sífilis poderão iniciar o tratamento, com aplicação da primeira dose de penicilina.

A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em apenas 30 minutos, em dois consultórios de atendimento.

A ideia do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis. E também realizar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes.