Brincadeiras em família estimulam criatividade e desenvolvimento das crianças

Em um mundo cada vez mais tecnológico, fazer com que as crianças – e até mesmo os pais – fujam de atividades em computadores, tablets e videogames virou um desafio. Uma pesquisa encomendada pela TRIS, marca desenvolvida pela empresa gaúcha Summit, mostra que pais e professores não têm dado à criatividade o valor que ela merece. “Hoje, o que 70% das empresas buscam é a criatividade. Mas grande parte das escolas não dá ênfase à música e à arte, por exemplo, gerando um descompasso entre o que as empresas querem e o ensino oferece”, destaca Guilherme Catta-Preta, diretor comercial da TRIS. Para exercitar a criatividade e ajudar no desenvolvimento de crianças e adolescentes, uma dica são os trabalhos manuais e os brincadeiras em família. A oficineira da TRIS Tatiana Suarez, dá dicas de atividades que podem ser desenvolvidas.

Atividades

– Jogo da Memória Criativa. Nele, você vai precisar de papelão, pedaços de folha de papel e lápis de cor TRIS Soft Color. É superfácil! Basta desenhar nos quadradinhos e depois colar no papelão. “A importância do jogo da memória entre pais e filhos é que, além da aproximação, ele também gera uma memória afetiva do momento. E o jogo se torna uma propriedade autoral”, explica Tatiana.

– Monstros Malucos, Cara Metade e Dicionário Maluco. Nelas, as crianças vão estimular a atenção, o imaginário e, claro, a criatividade. Para a psicopedagoga Juliana Vargas é necessário que as crianças tenham experiências sensoriais. “O brincar tem uma simbologia enorme, onde muitos acontecimentos giram em torno dessa atividade. O mundo se abre diante dos olhos curiosos e interessados de uma criança, e ela vai vivenciar novos aprendizados e novas experiências”, explica. Afinal, viver situações lúdicas e de exploração pode trazer muitos benefícios para pais e filhos. “São momentos únicos que precisamos resgatar na infância e que, com certeza, vão formar memórias inesquecíveis e trabalhar um lado fundamental do desenvolvimento da criança”, completa.

Confira como as brincadeiras podem ser produzidas:

Monstros Malucos

Pais e filhos pegam, cada um, uma página em branco, e desenham um ser imaginário a partir de três diferentes elementos que podem ser escolhidos por eles. Uma boa oportunidade para brincar e criar com o seu filho.

Cara Metade
Aqui um estímulo à atenção. Observar os detalhes da ilustração e refazer a outra metade dela. Esta brincadeira também pode ser feita com xerox das fotos da família.

Dicionário Maluco

Nesta brincadeira, primeiro separamos palavras, depois separamos em sílabas, ou as cortamos pela metade. A partir daí, a brincadeira começa. Juntando pedacinhos de palavras e criando novas palavras com novos significados. Após a nova palavra ter sido inventada, o desafio é desenhar o que ela representa. Alguém sabe o que é um “VELASACRO”? Não? É fácil! É um saco veloz! E uma “SALAPERA”? Uma salada de pêras!

Sobre a Tris

A Tris é uma marca de materiais escolares criativos que tem como propósito levar magia, cor e alegria à vida das pessoas. Ao longo de mais de 21 anos de vida, tornou-se referência em materiais alegres e divertidos. Sua inspiração é o desenvolvimento das crianças. Dessa forma, aposta em instrumentos que ajudem a proporcionar momentos de descobertas, aprendizados e vivências de forma muito lúdica. A TRIS é uma marca desenvolvida pela gaúcha SUMMIT, que atua em todo Brasil desde 1993.