BarraShoppingSul celebra o aniversário de Porto Alegre com arte

O BarraShoppingSul preparou uma semana especial para celebrar o aniversário de 247 anos da cidade.

O BarraShoppingSul preparou uma semana especial para celebrar o aniversário de 247 anos da cidade. A programação inicia no dia 22/03, a partir das 17h, com um live painting de um painel que será criado por oito artistas do Atelier Errante em homenagem à Porto Alegre.

Entre eles estão o ilustrador Gilmar Fraga, o diretor cinematrográfico Pena Cabreira, os artistas plásticos Gus Bozetti e Geraldo Markes, o escritor e teatrólogo Júlio Zanotta e os artistas visuais  Bruno Tamboreno, Carol Veilson e o peruano Erly Almanza. “É uma proposta muito interessante trazer diferentes estilos artísticos para um mesmo painel. Criamos algo inusitado para retratar a capital que vai fugir do óbvio e instigar as pessoas. E o público poderá acompanhar toda a criação”, destaca Pena Cabreira.

“Pensamos em homenagear Porto Alegre pelo olhar de talentosos artistas e proporcionar ao público a experiência de contemplar a obra sendo criada e que depois ficará de forma permanente para Ospa”, ressalta Tania Nascimento, gerente de marketing do BarraShoppingSul.

Os clientes do shopping vão assistir a evolução e criação da obra ao longo dos dias 22 e 23, das 17h às 22h, e no dia 24, das 15h às 20h. A finalização será em 25/03, das 19h às 21h. No dia 26, será inaugurada no shopping a exposição do grande painel, e cada artista terá duas obras também com a temática da cidade de Porto Alegre que estarão expostas e serão comercializadas.

A exposição é gratuita e ficará no shopping até dia 30. No dia 31/03, a grande obra será doada para Ospa e o valor dos quadros vendidos na exposição  será doado para Orquestra Villa Lobos.

O Atelier Errante foi criado recentemente com a proposta de unir artistas para compartilhar a experiências e o prazer de criar em conjunto. Cada integrante do coletivo possui larga experiência artística, com exposições e premiações em seus currículos, com trabalhos individualmente sólidos, mas que em grupo tornam-se fluidos e experimentais.

Exposição em homenagem ao aniversário de Porto Alegre com o Atelier Errante

De 22 a 31 março

Praça Rosa dos Ventos – BarraShoppingSul (Avenida Diário de Notícias,300)

Live Painting nos dias 22 e 23, das 17h às 22h

Live Painting no dia 24, das 15h às 20h

Finalização do painel dia 25, das 19h às 21h

Exposição de 26 a 31

Entrada franca

Ficha Técnica da Exposição

Patrocínio: BarraShoppingSul

Concepção: Carlos Badia e Tânia Nascimento

Realização e Produção: Carlos Badia – Experimentais | CriaCultura

Produção Executiva: Bruno Melo – TragaSeuShow

Expografia: Edu Saorin – Urbanauta

Cenotécnica: Arte Nova

Fotografia: Eduardo Quadros

DJ: Augusto Nesi

Equipe de Produção: Bruno Melo, Carlos Badia, Liége Ferreira

Produção Atelier Errante: Deisi Silva

Apoio Cultural: Made In Brazil e Gaudí – Material para pintura artística 

Artistas do Atelier Errante

Pena Cabreira: diretor cinematográfico e sócio proprietário da Cubo Filmes. Em seu atelier, no Espaço Atma exercita sua paixão: o desenho e a pintura.

Gilmar Fraga: é ilustrador, artista plástico e caricaturista premiado em salões de humor nacionais e internacionais. Desde 1996, trabalha com ilustração editorial e também se dedica a projetos paralelos de pesquisa em pintura e quadrinhos.

Bruno Tamboren: artista visual, desenvolve pesquisas gráficas em seu atelier com ênfase em desenho e gravura.

Geraldo Markes: é formado em Comunicação Visual pela UFSM, radicado em São Paulo, desenvolve Projetos Especiais de Cenografia e Pintura.

Gus Bozzetti: artista plástico e ilustrador. Desenvolve sua pesquisa em desenho percebendo o mundo a partir da figura humana.

Erly Almanza (Lito): artista visual peruano, desenvolve o indigenismo latino-americano e investiga a situação do personagem subalterno.

Júlio Zanotta: diretor teatral, dramaturgo e escritor. Agitador cultural.

Caroline Veilson: graduada em Artes Visuais pela UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão NAI, Núcleo de Arte Impressa e do Atelier Errante. Realizou diversas exposições em várias cidades brasileiras.

Sobre o Atelier Errante

O Atelier Errante é um grupo de artes plásticas que trabalha com os ícones da imagem alternando escolas e estilos. Atua com destreza do grafite ao pincel, da monocromia ao colorido. Sua proposta tinge os tons quentes e o sombreado. Seu manifesto contempla a liberdade estética.Trata-se de um coletivo de artistas plásticos com trabalhos individualmente sólidos, mas que em grupo tornam-se fluidos e experimentais. A fusão de estilos e culturas pauta a alegria da criação e da recriação.

Pintar com a presença do público é o desafio onde o Atelier Errante trabalha com as cores da espontaneidade. Os artistas abandonam seus estúdios levando abordagens distintas de cultura e técnica. Os Errantes não sugerem uma nova visão do mundo, mas propõem uma presença criativa e instigante no cenário desvanecido dos nossos dias… Da pintura em progressão nasce a síntese estratégica do grupo. Os Errantes brincam em serviço: a inevitável dissonância da arte individual praticada em coletivo, alcança a harmonia pictórica através da ousadia criativa, experimentação e domínio técnico de cada integrante.