Ataque terrorista deixa três mortos e nove feridos em Utrecht, Países Baixos

De acordo com as forças de segurança da cidade, pelo menos um homem entrou em um bonde elétrico na Praça 24 de Outubro, em Utrecht, Países Baixos.

O prefeito de Utrecht, nos Países Baixos, confirmou que pelo menos três pessoas morreram em um ataque terrorista na cidade. Outras nove pessoas ficaram feridos, conforme o alcaide Jan van Zanen. O ato de ódio ocorreu por volta das 10h45 desta segunda-feira (18), 6h45 em Brasília.

De acordo com as forças de segurança da cidade, pelo menos um homem entrou em um bonde elétrico na Praça 24 de Outubro. Ele fez uma série de disparos a esmo dentro do veículo e fugiu. As autoridades locais não descartam que outros terroristas tenham participado da ação.

Em pronunciamento, van Zanen disse que as autoridades estão procurando por um suspeito. Admitiu, no entanto, que outros bandidos tenham participado do ataque. Alertou ainda que a cidade ainda está insegura e pediu a todos os moradores que permaneçam em casa.

A emissora RTV informou que foram ouvidos disparos “em vários locais próximos” ao local onde estava o bonde. A informação, no entanto, não foi confirmada pela polícia local.

Por conta do ato terrorista, os Países Baixos entraram no nível máximo de alerta para atos terroristas.

Autoridades da Holanda realizam uma grande operação policial para capturar o autor dos disparos. Ele foi identificado como Gökmen Tanis, tem 37 anos e nasceu na Turquia. A polícia de Utrecht divulgou a imagem do terrorista no Twitter e pediu que as pessoas não cheguem perto dele caso o vejam.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse que todos os esforços estavam concentrados em capturar os “suspeitos ou suspeitos”, mas não repetiu as sugestões de um motivo terrorista. “Nosso país hoje foi abalado por um ataque em Utrecht”, disse ele. “A polícia e os promotores estão investigando o que exatamente aconteceu.

Quarta maior cidade do país

Utrecht é a quarta maior cidade dos Países Baixos. Tem cerca de 330 mil habitantes. Uma parcela desta população é formada por estudantes. A área atacada é bastante movimentada e fica a cerca de quatro quilômetros de uma universidade. A estação central de trem de Utrecht está localizada a cerca de três quilômetros de onde ocorreu o ato terrorista.

A praça 24 de Outubro, local onde ocorreu o tiroteio, é uma homenagem ao dia da criação da ONU (Organização das Nações Unidas). A organização foi criada neste dia, em 1945, na cidade de São Francisco, Califórnia, Estados Unidos.