Acompanhe o primeiro dia de julgamento do caso Bernardo em Três Passos

O corpo da criança, na época com 11 anos de idade, foi encontrado 10 dias depois do desaparecimento dele, que ocorreu em 4 de abril de 2014.

Começou nesta segunda-feira (11), o julgamento do caso Bernardo, como ficou conhecido o assassinato de Bernardo Boldrini.

O crime ocorreu em 4 de abril de 2014, quando o menino desapareceu, em Três Passos, no Noroeste gaúcho. O corpo da criança, na época com 11 anos de idade, foi encontrado 10 dias depois. O cadáver estava uma cova vertical, à beira de um riacho em Frederico Westphalen.

O pai de Bernardo, Leandro Boldrini, a madrasta, Graciele Ugulini, e os irmãos Edelvânia e Evandro Wirganovicz respondem pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e falsificação ideológica.

Vinte e cinco pessoas foram convocadas como juradas. Sete ficarão para o Conselho de Sentença, pois o crime foi considerado doloso, ou seja, com a intenção de matar. O juiz lê a sentença deliberada pelo conselho ao cabo do julgamento.

O julgamento será presidido pela Juíza de Direito Sucilene Engler, titular da Vara Judicial da Comarca de Três Passos, a partir das 9h30min, no Salão do Júri. Na acusação, atuará o Promotor de Justiça Bruno Bonamente. Nas defesas, atuarão os Advogados Ezequiel Vetoretti (Leandro), Vanderlei Pompeo de Mattos (Graciele), Jean de Menezes Severo (Edelvânia) e Hélio Francisco Sauer (Evandro).

Como será a oitiva das testemunhas

Dezoito testemunhas prestarão depoimento, sendo cinco arroladas pela acusação; nove pela defesa de Leandro Boldrini e quatro pela defesa de Graciele Ugulini. Depois da oitiva de testemunhas, haverá o interrogatório dos réus.

Em seguida, se iniciam os debates. O tempo destinado à acusação e à defesa será de duas horas e meia para cada, e de duas horas para a réplica e outro tanto para a tréplica.

Siga o julgamento no Twitter