8ª Grande Prova Vinhos do Brasil abre inscrições e inclui categorias Bag-in-Box

Manter a crescente participação das vinícolas e aferir amostrar de excelente qualidade estão entre os desafios da Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) 2019.

Nesta 8ª edição mais uma vez a GPVB revela o quanto está na vanguarda ao incorporar três categorias de Bag-in-Box, ou BIB, como são conhecidas as práticas embalagens de papelão.

Acreditando no forte potencial deste mercado, o Grupo BACO, idealizador e organizador da GPVB, realizará a prova dos BIB nas categorias, brancos, rosados e tintos. Dessa forma, neste ano, serão 36 categorias a serem avaliadas.

Atualmente, em países nórdicos, como a Suécia e Noruega, os BIB já passam dos 60% e na tradicional França podem ser encontrados Grand Crus nas embalagens que chegam esse ano à GPVB.

“A cada Grande Prova procuramos inovar, a exemplo do que já fizemos ao acolhermos os sucos de uva. Os BIB são uma realidade que têm tudo a ver com o Brasil, já passou da hora da indústria investir mais nesse tipo de embalagem. Poderia listar aqui inúmeras vantagens, como a longa vida do vinho após aberto – quase dois meses – o que já justificaria, mas tem muito mais, o preço, o transporte, a armazenagem, além de estar ecologicamente alinhado”, argumenta Sérgio Queiroz, jurado, diretor do Grupo BACO e entusiasta das caixinhas.

De 1º de abril a 20 de maio, a organização da Grande Prova ficará na expectativa pela chegada de muitas amostras da espetacular safra de 2018. As inscrições poderão ser feitas pelo link do evento http://www.riowineandfoodfestival.com.br/grande-prova-vinhos-do-brasil/ onde também se encontra o regulamento.

Entre os dias 3 e 6 de junho, no Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro, acontecerá a tradicional degustação, contando com um time de renomados especialistas, que degustarão as amostras às cegas, conferindo assim plena confiança aos resultados.

“O importante não é conhecer o que estamos provando, se de uma grande vinícola, ou pequeno produtor. Aqui vale a qualidade, e pelo perfil dos jurados, por sommelieres, educadores, experts, jornalistas, o consumidor pode esperar algo bem alinhado ao seu paladar”, ressalta Marcelo Copello, presidente do júri.

O GPVB 2019 conta com o apoio institucional das seguintes entidades: Ibravin: SindiVinho, Aprovale, Vinhos de Altatitude (SC), Vinhovasf, Agavi, Apromontes, Vinhos da Campanha, ABS-RJ e Hotel Vila Galé.

Premiação e evento

A cerimônia de anúncio dos prêmios acontecerá este ano no próprio Hotel Vila Galé Rio, no dia 7 de junho, às 14h, quando serão revelado os vencedores e destaques.

A partir das 16h do dia 7 e durante o dia 8 de junho será o momento dos enófilos, sommeliers e curiosos provarem em primeira mão os grandes néctares do Brasil. Eles integrarão um seleto grupo de convidados para a feira Excelência Brasil.

Sobre o Grupo BACO

O Grupo BACO, idealizador e organizador da Grande Prova Vinhos do Brasil, é uma empresa de comunicação, consultoria e inteligência de mercado que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação.

É responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais, além de uma série de eventos no Brasil e no exterior. Destaque para o Rio Wine and Food Festival, que vem sendo realizado há seis anos na cidade do Rio de Janeiro.

Conheça as categorias que serão avaliadas:

1. Espumante Brut branco Champenoise

2. Espumante Brut branco Charmat

3. Espumante Brut, Extra-brut e Nature rosé Champenoise

4. Espumante Brut rosé Charmat

5. Espumante Extra-brut branco Charmat e Champenoise

6. Espumante Nature branco Charmat e Champenoise

7. Espumante Prosecco/Glera Charmat e Champenoise

8. Espumante Moscatel branco

9. Espumante Demi-sec branco Charmat e Champenoise

10. Espumante Moscatel e Demi-Sec Rosé Charmat e Champenoise

11. Branco Chardonnay

12. Branco Sauvignon Blanc

13. Branco Gewurztraminer

14. Branco Riesling Itálico e Renano

15. Branco Moscato

16. Branco de Outras Castas e Cortes

17. Tinto Cabernet Sauvignon

18. Tinto Merlot

19. Tinto Tannat

20. Tinto Pinot Noir

21. Tinto Cabernet Franc

22. Tinto Marselan

23. Tinto Touriga Nacional

24. Tinto Tempranillo

25. Tinto Malbec

26. Tinto de Outras Castas

27. Tinto Cortes

28. Tintos Super Premium(*) (acima de R$ 150,00 no varejo)

29. Rosés

30. Doces e Fortificados

31. Best Buy (com preço até R$ 50 no varejo)

32. Suco de uva integral branco

33. Suco de uva integral tinto

34. Bag-in-Box tinto

35. Bag-in-Box branco

36. Bag-in-Box rosé