Temporal derruba torres e deixa clientes sem energia elétrica no Sul do RS

A tempestade atingiu a região durante a madrugada e interrompeu o fornecimento para, ao menos, duas cidades.

Um forte temporal derrubou torres de transmissão de energia elétrica neste domingo (24), na reserva ecológica do Taim, no Sul do Rio Grande do Sul. A tempestade atingiu a região durante a madrugada e interrompeu o fornecimento para, ao menos, duas cidades.

Conforme a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), foram várias torres de transmissão de 525 mil volts do consórcio TSLE (Transmissora Sul Litorânea de Energia S.A.) derrubadas pelo vento. Outras duas estruturas, de 138 mil volts, da própria companhia também foram ao chão.

Por conta disso, o fornecimento em Santa Vitória do Palmar e Chuí, no Extremo Sul gaúcho, foi interrompido. A CEEE não forneceu estimativa de quantos clientes são afetados pela falta de energia elétrica.

Conforme a CEEE, o serviço só deve ser restabelecida amanhã em função da complexidade da situação. “Equipes trabalharam desde a madrugada para localizar as estruturas, que ficam em área de banhado”, aponta a companhia.

Eletricistas da Sul Litorânea e da CEEE trabalham para realizar a reconstrução das torres. São dezenas de profissionais mobilizados para recuperar a linha de transmissão.