Tecon Rio Grande consolida diversificação de cargas conteinerizadas

Nos últimos dois anos, o Tecon Rio Grande realizou uma série de investimentos em equipamentos, tecnologia e treinamento de equipe, totalizando cerca de R$ 170 milhões. Estes investimentos vieram também para fomentar a conteinerização de novas cargas, uma das formas encontradas para manter os volumes atuais e alçar novos mercados.

A conteinerização de cargas tradicionalmente transportadas a granel se aplica no terminal principalmente na importação de fertilizantes, no Projeto Toras, exportação de grãos e cargas refrigeradas.

O Tecon tem fomentado a importação de fertilizantes via contêineres. A carga pode ser entregue ao cliente em big bags, em caçambas onde o big bag já foi rompido ou mesmo a granel. Além de melhores custos, os importadores de fertilizantes ganham mais independência na compra dos produtos, maior eficiência no fluxo de caixa e garantem estoques menores. Em 2018, 3.240 TEU de fertilizantes foram importados no projeto de conteinerização.

Já a implantação do projeto de estufagem de toras de madeira tem conseguido promover um crescimento significativo na movimentação dessa carga para fora do País. As toras de madeira são medidas e certificadas logo que chegam ao terminal, passando por um tratamento térmico de fumigação e estufagem nos contêineres. Com isso, há uma solução completa na qual se gerencia todo o processo de execução, fornecendo suporte para o exportador. Esse projeto de estufagem de toras garantiu um crescimento recorde de 208% em 2018, com 4.242 TEU exportados via Tecon Rio Grande.

A conteinerização de grãos, outra área explorada pela equipe de novas cargas, garante maior autonomia para exportadores, permitindo o fracionamento das cargas e maior controle da rede de distribuição do produto. Em estruturas de terceiros ocorre a estufagem, com total assessoria do Tecon para os exportadores. No ano de 2018 foram exportados 1.748 TEU de grãos conteinerizados.

O mesmo acontece com as cargas refrigeradas, o mais recente investimento foi de 09 novas estantes reefer. O segmento possui grande potencial e apresentou aumento de 16% em 2018, totalizando mais de 56 mil TEU. As principais cargas abrangem frango congelado, carne bovina e suína, sucos e peixes.

O diretor Comercial do Tecon Rio Grande, Renê Wlach comenta: “O Tecon está devidamente estruturado para aumentar sua diversificação e ampliar os volumes transportados. O cenário das indústrias e da produção agrícola gaúcha apresenta desafios constantes, por esta razão temos inovado na busca por novos mercados e obtido muito sucesso”.