Sinodal terá sua primeira unidade na região Metropolitana

Referência em educação no Rio Grande do Sul, o Colégio Sinodal terá sua primeira unidade na região Metropolitana de Porto Alegre. Com capacidade para 1.500 alunos, a escola ficará localizada no Prado, primeiro bairro-cidade do Rio Grande do Sul. Uma cerimônia realizada na prefeitura de Gravataí na manhã desta terça-feira (5) marcou a autorização para realização do projeto. Na ocasião, foi liberada a viabilização técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDUR).

No novo colégio, serão atendidos alunos do berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, com idades entre três meses e 17 anos. A estrutura será construída a partir de agosto em uma área com 37,5 mil m². As aulas começarão em 2021. O colégio também receberá receber alunos que não moram no bairro. A expectativa é de que a estrutura esteja concluída já em novembro do ano que vem.

O prefeito Marco Alba destacou que a concretização do colégio é uma grande notícia para Gravataí e a própria região. “Educação em tempo integral e com qualidade não é ocupação, é ensino. Essa é a melhor ferramenta para dar autonomia e independência ao cidadão, com geração de renda e trabalho”, disse, ao parabenizar os executivos e a direção do Sinodal.

Sócio do empreendimento, Carlos Gerdau Johannpeter salientou que esta será uma “escola de alto padrão físico e educacional”. “Acreditamos acima de tudo em valores e a educação é a base para formação do indivíduo. O colégio é a primeira necessidade de uma família e o Prado está conectado a essa realidade que compõe a qualidade de vida das pessoas”, completou o empresário.

Localizado no trevo de acesso à GM e a apenas 15 minutos do Aeroporto Salgado Filho, o empreendimento contará com um bairro privado e uma área multiuso. Também reunirá restaurantes, supermercados, hotel, farmácia, centros comerciais, além de prédios para consultórios, escritórios e apartamentos.

Destaque nacional

Para o diretor-geral do Sinodal, Ivan Renner, a assinatura é o sinal concreto de que o projeto entrará agora na fase mais esperada: a finalização do planejamento e o início da obra. “Estamos muito felizes pela evolução proposta que abrange espaços modernos, preparados para bem atender a comunidade escolar, com o padrão de qualidade que nos caracteriza”, disse. Atualmente, o Sinodal conta com alunos de 18 municípios em suas duas unidades.

Com ensino bilíngue, o Sinodal foi o primeiro colégio do estado a firmar um acordo com a International University Alliance (IUA), pool de 15 universidades americanas. A parceria permite que os melhores alunos formados possam estudar nessas faculdades após o Ensino Médio sem a necessidade de exame de proficiência em inglês. Outro atrativo é o destaque dado às práticas esportivas. Como escola federada, os alunos do Sinodal participam de competições nacionais de vôlei e basquete.

Há mais de cinco anos, o Sinodal possui a melhor média de aprovação no ENEM. Cerca de 80,5% dos alunos da instituição passaram em vestibulares de universidades públicas e privadas em 2017. Nos últimos cinco anos, 35% ingressaram em universidades federais.

Área

Em uma área de 350 hectares, a previsão é de que o Prado Bairro-Cidade abrigue 25 mil pessoas. O empreendimento segue os conceitos de novo urbanismo, tendência global em projetos que buscam oferecer qualidade de vida. Facilidade para pedestres, conectividade, cuidado com o meio ambiente, estrutura de um bairro tradicional e sustentabilidade são alguns desses fundamentos. O resultado é um espaço para morar e trabalhar com segurança e liberdade – concentrando em um único lugar tudo o que é preciso para viver bem.

Empreendimento da C. Johannpeter & Luz, o Prado Bairro-Cidade teve seu projeto urbanístico concebido pela Keystone DDG – empresa que já desenvolveu, em diversas cidades do mundo, locais que seguem a mesma premissa. Um dos principais exemplos brasileiros é o Pedra Branca, em Palhoça/SC.