PF abre investigação após uso de drone na área do aeroporto Salgado Filho

O equipamento estava sobre a área do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre nesta sexta-feira (22).

A Polícia Federal anunciou que abriu investigação para apurar o uso, fora dos padrões aeronáuticos, de um drone. O equipamento estava sobre a área do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre nesta sexta-feira (22).

Após o avistamento, os voos no local foram suspensos por cerca de 35 minutos, por medida de segurança. A suspensão ocorreu entre 12h14 e 12h49 da tarde e atrasou pousos e decolagens.

Ao todo, seis voos que pousariam em Porto Alegre foram afetados. Dois tiveram o destino alterado para Florianópolis (SC). Outras quatro aeronaves ficaram em órbita nos arredores da cidade esperando a reabertura do Salgado Filho.

Apenas o avistamento de um drone pode fechar um aeroporto, pois o tráfego desse tipo de aparelho viola a segurança operacional. E o uso indevido de drones é suscetível a penalidades civis, criminais e administrativas.

Há dez meses, em março de 2018, o Salgado Filho também foi fechado por conta de invasão do espaço aéreo por um equipamento similar.

De acordo com a PF, será apurada a responsabilidade pela utilização irregular do aparelho nas imediações do sítio aeroportuário. Informações e denúncias podem ser feitas para o plantão do aeroporto através do telefone. O número é o (51) 3358-2925.