Pela primeira vez, Fasc será presidida por servidora de carreira

Joel Lovatto, que estava presidindo interinamente a instituição desde outubro de 2017, volta ao cargo de vice-presidente.

A socióloga Vera Regina Ponzio Hecker assumiu a presidência da Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) em Porto Alegre. É a primeira vez que uma servidora de carreira assumirá a função de chefe da Política de Assistência Social. Ela atua na administração municipal desde o ano de 1986, conforme a Prefeitura.

A Fasc é responsável pela oferta de serviços, programas e benefícios que promovam a inclusão de cidadãos, famílias e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.

A presidente da Fundação é formada em Ciências Sociais pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). Possui pós-graduação em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes, pela USP (Universidade de São Paulo).

Vera construiu a sua carreira profissional na Prefeitura de Porto Alegre. Ao longo das últimas três décadas, passou por vários serviços da administração. Dentre eles estão o exercício nos Centros Comunitários, até assumir cargos de gerência e planejamento da instituição. Em 2001, foi cedida para o Governo do Estado, onde exerceu a função de diretora na antiga Febem (Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor).

Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, a nomeação de Vera segue o projeto de gestão do governo, de valorizar a capacidade técnica de servidores do quadro municipal.

Joel Lovatto, que estava presidindo interinamente a instituição desde outubro de 2017, volta ao cargo de vice-presidente.

Assume também para o cargo de diretora técnica da Fasc, Vanessa Mendes Baldini. Ela é formada em Psicologia pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Vanessa atuava na Fundação como coordenadora da Proteção Social Especial. É servidora da prefeitura desde 2012, atuando no acolhimento de crianças e adolescentes, em Centros de Referência de Assistência Social e na coordenação de Proteção Social Especial.