Municipários entram em greve a partir desta terça-feira em Porto Alegre

Os servidores se reúnem, a partir das 7h, em frente ao HPS (Hospital de Pronto Socorro), na avenida Osvaldo Aranha.

A manhã desta quarta-feira é de mobilização de servidores públicos municipais ligados ao Simpa (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre). As categorias ligadas ao sindicato entram em greve a partir de hoje (26), por tempo indeterminado.

Os servidores se reúnem, a partir das 7h, em frente ao HPS (Hospital de Pronto Socorro), na avenida Osvaldo Aranha. Depois, os municipários vão fazer caminhada até a Câmara de Vereadores para acompanhar as comissões conjuntas que analisam o PLCE 02/2019.

Há previsão de transtornos no trânsito na área central. A caminhada dos servidores deve passar pela Osvaldo Aranha, Túnel da Conceição, Mauá, Presidente João Goulart e Loureiro da Silva.

Os servidores são contra o projeto, que altera o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município da Capital. Pela proposta, encaminhada pelo governo Marchezan à Câmara de Vereadores, seriam alteradas vantagens da carreira municipal.

Pela proposta, seriam extintas a progressividade do percentual dos regimes; alterado os avanços salariais de 5% a cada três anos para 3% a cada cinco anos; extinto o adicional por tempo de serviço; seria alteradas as Funções Gratificadas e os os reajustes salariais incidirão sobre o valor do salário básico, e não mais sobre os adicionais.

A justificativa do governo Marchezan é conter o crescimento vegetativo da folha salarial da prefeitura. Mas, conforme o Simpa, se aprovado, o projeto pode afetar até mesmo os servidores já aposentados.