Liminar obriga Dmae a restabelecer fornecimento de água na zona leste

Os moradores dos bairros Lomba do Pinheiro e Pitinga, localizado na zona leste de Porto Alegre, conseguiram na Justiça uma liminar

Os moradores da zona leste de Porto Alegre conseguiram na Justiça  uma liminar que obriga o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) a restabelecer o fornecimento de água. A decisão ampara pedidos de habitantes dos bairros Lomba do Pinheiro e Pitinga, que sofrem com problemas de abastecimento.

De acordo com a liminar, o Dmae terá até dez dias para solucionar os problemas nestes bairros. O descumprimento da determinação da Justiça pode gerar multa diária de R$ 3 mil.

O Agora no RS divulgou, no dia 30 de janeiro, que a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul enviou um ofício ao Dmae. O órgão pedia, entre outras informações, quais áreas são afetadas e o tempo previsto para normalização do serviço. Também, de acordo com o documento, foram questionadas quais as medidas tomadas emergencialmente e a médio e longo prazo.

A falta de água foi relatada por centenas de moradores da zona leste. A interrupção atingiu a região justamente no pico da onda de calor da semana passada.

Reunião

A falta de água em algumas regiões de Porto Alegre será tema da próxima reunião ordinária da Cosmam (Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre), nesta terça-feira (12).

O encontro, aberto ao público, ocorrerá às 10h, no Plenário Ana Terra (Avenida Loureiro da Silva, 255, 2º pavimento).