Inter faz 2 a 1, bate o Juventude no Alfredo Jaconi e sobe na tabela do Gauchão

O Inter bateu o Juventude no estádio Alfredo Jaconi ao fazer 2 a 1 com gols marcados por Nico López e Pedro Lucas, Dalberto descontou. Como de costume, o confronto entre o time da Serra e o Colorado foi bastante movimentado, com direito a chances de gol, muita disputa entre os jogadores, briga, expulsões, erros de arbitragem e uma insistente chuva em Caxias do Sul. Com o resultado, o time do Beira-Rio é o quarto colocado, com a mesma pontuação do Caxias, há dois pontos do vice-líder São José.

Odair Hellmann levou a campo uma formação sem o camisa 10 D’Alessandro, que ficou em Porto Alegre reforçando dia condição física. Assim, o papel de articulador mais desprendido no meio ficou para Edenílson, enquanto um quarteto de jogadores ofensivos formado por Nico, Pottker, Neilton e Tréllez tinha a missão de carregar o time para frente. Apesar de a primeira etapa não ter sido de grandes lances por parte do setor avançado do Inter, pode-se dizer que a combinação deu certo, já que o gol de abertura do placar foi marcado por Nico López em uma conclusão de primeira, dentro da área, após excelente passe de Edenílson.

As polêmicas da partida não demoraram a aparecer. Ainda na primeira etapa, o Juventude teve pênalti não marcado. O centroavante Braian Rodríguez dominou a bola e foi chutado pelo zagueiro Víctor Cuesta. O árbitro Vinicius Amaral decidiu não marcar e levou torcedores e jogadores do Ju à loucura. E a partida ferveu de vez quando, aos 42 minutos, O goleiro Marcelo Carné, do Juventude, foi obrigado a sair quase na linha de lado do campo e cedeu lateral em uma tentativa de ataque do Inter. William Pottker, que estava no lance, quis pegar a bola com rapidez mas o treinador Luiz Carlos Winck se colocou a sua frente e foi empurrado pelo camisa 99 Colorado. Seguiu-se uma sequência de empurrões que envolveu vários jogadores e integrantes da comissão técnica do alvi-verde. Depois de praticamente 6 minutos, o juiz expulsou o zagueiro Victor Salinas, que no meio da confusão acertou uma pancada em Nico López. O uruguaio, que  tentou revidar, também levou cartão vermelho e, além dos dois atletas, Winck acabou sendo excluído pela arbitragem.

Na segunda etapa, os dois times com um jogador a menos acabaram proporcionando mais chances de gol e um jogo mais aberto, com menos confusão. Aos poucos, Neiton, que teve atuação muito discreta antes do intervalo, ganhou espaço e começou a levar mais perigo à defesa da Serra. Logo aos 9 minutos, o atacante pegou rebote de um escanteio na entrada da área, driblou o adversário e bateu para fora assustando Marcelo Carné. Pouco tempo depois, Neilton avançou novamente pelo meio e tentou acertar o canto, mas Carné pegou. As oportunidades Coloradas se empilhavam e o gol estava cada vez mais próximo.

Aos 17 foi a vez de Iago perder uma chance incrível quando, praticamente debaixo das traves, não conseguiu concluir cruzamento de Pottker. Aos 20 minutos o centroavante Tréllez, que mais uma vez pouco fez no ataque vermelho, deu lugar ao garoto Pedro Lucas, que desde o início da temporada vem entrando bem nos jogos. E a substituição de Odair não poderia ter dado mais certo. Aos 28, a bola foi passada para Neilton, que dominou pela esquerda, entrou na área, driblou o goleiro e encontrou Pedro Lucas que teve apenas o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

O placar parecia definitivo quando, aos 46 minutos Dalberto recebeu cruzamento dentro da área, em um momento de desatenção da zaga do Inter, e conseguiu desviar de Marcelo Lomba. O time da casa ainda tentou buscar o empate nos minutos restantes, mas a segunda vitória seguida Colorada no Campeonato Gaúcho se confirmou. O próximo confronto do Inter na competição acontece no próximo domingo, contra o Caxias no Beira-Rio.