fbpx

Instituto Nacional de Meteorologia adverte para risco de tempestades no RS

A advertência, válida para todo o Estado, é ocasionada pelo avanço de uma frente fria. As instabilidades vão avançar por áreas onde há forte onda de calor neste sábado.
Foto: Arquivo / Agora no Tempo

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou aviso laranja para risco de tempestades no Rio Grande do Sul. A advertência, válida para todo o Estado, é ocasionada pelo avanço de uma frente fria. As instabilidades vão avançar por áreas onde há forte onda de calor neste sábado.

Todo o Rio Grande do Sul está sob o alerta. Santa Catarina também pode ter temporais na Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense e no Litoral Sul.

Há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. E, também, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

De acordo com o CPTEC (Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos), próximo a fronteira com o Uruguai a condição para temporais é mais baixa. Mas a persistência da chuva durante o dia poderá gerar acumulados elevados ao final do dia.

Nos demais pontos do Rio Grande do Sul, as pancadas ocorrerem, principalmente, a partir da tarde. Por conta das temperaturas elevadas, haverá condição para temporais em pontos isolados. Estes temporais poderão vir acompanhados de raios, rajadas de vento de forte intensidade e, não se descarta, queda de granizo.

Ações recomendadas em caso de temporal

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
📰 Receba as notícias do Agora no seu WhatsApp e Telegram
Notícias relacionadas