Incêndio em presídio feminino deixa 23 pessoas feridas em Porto Alegre

Um incêndio no Presídio Feminino Madre Pelletier, na zona Sul de Porto Alegre, deixou 23 pessoas feridas na manhã deste domingo (10). 21 presas ficaram feridas e os outros dois feridos são agentes penitenciários.

De acordo com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), o incêndio teria começado por volta das 11h. Duas detentas teriam brigado e atearam fogo nos colchões uma da outra. Rapidamente, as chamas se alastraram e invadiram outras celas.

As duas mulheres que brigaram tiveram queimaduras e, conforme a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), estão em estado grave. Uma delas teve 30% do corpo queimado e a outra, 60%. Outras 19 detentas inalaram fumaça, receberam atendimento e já foram liberadas. Todas os feridos foram encaminhados para atendimento no HPS (Hospital de Pronto Socorro).

O Corpo de Bombeiros não chegou a ser chamado, pois os próprios agentes penitenciários controlaram as chamas rapidamente. Depois, a Susepe acionou o Departamento de Segurança e Execução Penal (Desep) para auxiliar na segurança da casa prisional. A visitação que ocorre aos domingos foi suspensa.

Uma sindicância interna foi instaurada para apurar o caso. Quando as duas detentas que teriam provocado o incêndio forem liberadas, um inquérito policial será aberto.

O Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier fica localizado na avenida Teresópolis, em bairro de mesmo nome. A casa prisional tem capacidade para 241 detentas e, em agosto de 2018, abrigava 214 mulheres, conforme os últimos dados da Susepe.