Hospital Moinhos de Vento lança estudo sobre HPV em blitz neste Carnaval

No meio do Carnaval da Cidade Baixa e do Bom Fim, em Porto Alegre, nas noites desta quarta (27) e quinta (28), a equipe do Projeto HPV, coordenada pela médica epidemiologista Eliana Wendland do Hospital do Moinhos de Vento, percorrerá bares para distribuir porta copos informativos e preservativos. A ação inicia pelo Bar Porto Carioca, na Rua da República – nº 188, na Cidade Baixa, nesta quarta-feira (27), às 21 horas. Na quinta (28), no mesmo horário, a blitz parte do Venezianos Pub, na Joaquim Nabuco, 397.

Além de conscientizar os foliões sobre o sexo seguro, a iniciativa marca o lançamento do Estudo Sobre HPV e Saúde Sexual (Smesh) – que busca conhecer a realidade de gays, HSH e profissionais do sexo. A data de lançamento faz alusão ao 4 de março, Dia Internacional de Conscientização do HPV.

A pesquisa será realizada nas cinco regiões brasileiras até o final de 2020 e é uma parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Durante o estudo, serão aplicados questionários e feita a coleta de material biológico de cerca de três mil pessoas do grupo em análise. O objetivo é avaliar, em âmbito nacional, a ocorrência de papilomavírus humano (HPV) para, posteriormente, traçar estratégias de prevenção e controle.

As primeiras coletas devem ocorrer simultaneamente a partir de março em Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB), e contarão com o apoio de organizações não governamentais e associações representativas.

Serviço

O quê: Hospital Moinhos de Vento lança estudo sobre HPV em blitz neste Carnaval

Quando: quarta-feira (27) e quinta-feira (28), às 21 horas

Onde: Bar Porto Carioca (quarta) e Venezianos Pub (quinta), ambos na Cidade Baixa