FreeWay deve ter 150 mil veículos em direção ao Litoral, projeta CCR ViaSul

Concessionária e PRF planejam operação especial, com liberação do uso do acostamento como 4ª faixa na ida e volta, caso seja necessário.

Ao menos 150 mil veículos devem utilizar a FreeWay como rota em direção do Litoral, conforme previsão da CCR ViaSul e da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Por conta disso, a concessionária e os policiais desenvolveram um plano para garantir uma ida e volta tranquila das praias. Veja os melhores horários para pegar a estrada abaixo.

A principal medida será a liberação uso acostamento como 4ª faixa, se necessário. A medida poderá ser adotada tanto na ida quanto na volta das praias, entre os quilômetros 74 e 1,5 e vice-versa. A liberação será comunicada por meio da sinalização já existente com as luzes amarelas piscantes, de acordo com a concessionária.

Conforme a CCR ViaSul, caso o acostamento seja liberado, serão dispostos cavaletes indicando avisando a liberação. Os dispositivos também indicarão a velocidade máxima permitida no acostamento, que se mantém em 70 km/h.

As equipes de atendimento aos motoristas também terão acréscimo no feriadão. Ao todo, 30 veículos estarão disponíveis ao atendimento na Freeway. As praças de pedágio de Gravataí e Santo Antônio da Patrulha também terão equipes redobradas na operação papa fila. Eles vão antecipar a cobrança da tarifa do pedágio, possibilitando mais agilidade e fluidez na passagem pelas cabines.

Quais são os melhores horários para pegar a FreeWay?

A previsão da CCR ViaSul é que os melhores horários para pegar a FreeWay em direção ao Litoral seja na sexta até às 14h e no sábado após as 17h. Para o retorno, a indicação é de que os motoristas iniciem seu deslocamento à capital e região metropolitana de Porto Alegre até o meio-dia da terça-feira (5). Na Quarta-feira de Cinzas (6) a indicação é para antes das 7h e após as 19h.

Conforme a CCR ViaSul, aproximadamente 150 mil veículos se desloquem ao Litoral entre sexta-feira (1º) e sábado (2). Na sexta, são esperados 80 mil veículos. No sábado, outros 70 mil. No domingo (3), mais 28 mil devem passar pelo pedágio de Santo Antônio da Patrulha sentido às praias.