Exposição inédita de Pablo Picasso chega ao Uruguai

No dia 29 de março estreia no Uruguai uma das maiores exposições de obras do gênio da arte moderna provenientes dos Museus Picasso de Paris e Barcelona. Os uruguaios e visitantes poderão conferir mais de 40 peças inéditas expostas no “Museo Nacional de Artes Visuales”, em Montevidéu. A última vez em que o museu recebeu uma exposição do artista foi em 1973, quando chegou à capital a sua mostra de gravuras.

A megaexposição chega ao país no âmbito do programa Picasso para o mundo, no qual o Uruguai é o único país latino-americano a receber as pinturas e esculturas de Pablo, que retornarão à França no início de julho.

A iniciativa, que partiu de Laurent Le Bon – presidente do“Musée National Picasso” sob a curadoria de Emannuel Guigon – diretor do Museu Picasso de Barcelona e patrocínio da embaixada da França no país, apresentará 42 obras de diversos períodos da carreira do gênio, sendo 26 pinturas, sete esculturas, quatro cerâmicas, três desenhos, uma aquarela, uma gravura e três fotografias.

Dentre os trabalhos destacam-se:

Buste (étde pour Les demoiselles d´Avignon) primavera 1907;
Bouteille d´anis del Mono et compotier avec grappe de raisin, otoño de 1915;
Le Baiser, verano 1925;
Téte de femme 1931-1932;
Téte de femme 1931-1932;
Buste de femme au chapeau, 9 de junio de 1941;
Céramique chouette 30 de diciembre de 1949;
Las Meninas (maría Agustina Sarmiento), Cannes, 9 de octubre de 1957;
Musicien.

“O Uruguai ressoa na obra de Pablo Picasso através da figura de Joaquín Torres García, pintor uruguaio radicado em Barcelona desde 1882 e que frequentava os mesmos lugares e os mesmos círculos artísticos de Picasso”, explica Laurent Le Bon. Picasso, no Uruguai, será de grande atração para toda a região.

Relação Picasso e Uruguai

Páez Vilaró, artista uruguaio e criador da Casapueblo – importante ponto turístico localizado em Punta Del Este – num de seus livros, afirma que por generosidade o artista lhe brindou a amizade, a atenção a seus trabalhos e edição de alguns livros editado por suas próprias mãos, o interesse pela arte River Plate terminou por impressionar-lhe.

Do encontro, Vilaró trouxe uma série de cerâmicas que o espanhol lhe presenteou. De um total de 27, das quais ele só precisava pagar o esmalte e o cozimento; seis estão em exposição na Casapueblo. Picasso também foi companheiro de Torres Garcia, pintor, desenhista, escultor e escritor uruguaio, que conquistou renome internacional. Em um dos momentos de suas vidas foram alunos da escola de belas artes de Barcelona. Próximo à sala de Picasso, estará também uma exposição das obras de Garcia, inclusive algumas cartas direcionadas ao artista assinadas por Picasso.

Segundo Enrique Aguerre – diretor do Museu Nacional de Artes Visuais, em entrevista para o jornal El País, do Uruguai, “não existe pintor do século XX que não tenha Picasso como referência, ou carregue certa aversão ao gênio da arte moderna”. O mundo olhou para Picasso e agora suas obras, que viajaram pelo mundo, mais para o norte do que para o sul, chegarão ao Museu Nacional de Artes Visuais no Uruguai. Exposições de gravuras e desenhos já foram feitas, explicou o diretor ao jornal uruguaio. Mas esta será a primeira vez que as pinturas de Picasso tocarão as terras de Torres Garcia e Carlos Paez Vilaró.

Serviço

Período: 29/3 a 30/6 de 2019

Horário: de terça a domingo, das 10:00 às 20:00.

Ingressos: $U 250

Local: Tomás Giribaldi 2283, Parque Rodó, Montevidéu

Mais informações no link: http://mnav.gub.uy/cms.php