Dupla é presa suspeita de sequestrar empresária para pedir resgate

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a Operação Arrieta e prendeu dois suspeitos do sequestro de uma empresária de Porto Alegre para pedir R$ 300 mil de resgate para a família da vítima. O crime ocorreu em 28 de janeiro.

No crime de extorsão mediante sequestro, a vítima foi libertada no dia seguinte, sem o pagamento de resgate. A investigação do caso foi realizada pela 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais).

Segundo o delegado João Paulo de Abreu, o sequestro teve como vítima uma mulher de 30 anos, que foi mantida em cárcere privado por 18 horas, enquanto as vítimas de extorsão, marido e pai, eram extorquidos a pagar R$ 300 mil como resgate. “A vítima de sequestro relatou ter passado momentos de pânico junto aos sequestradoras, sendo manifesto que ela já apresentava sintomas de transtorno do estresse pós-traumático, algo muito comum nesses casos”, explicou o delegado.

Na ação desta quinta-feira, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão. Dois homens acabaram presos. Os dois suspeitos, de 40 e 41 anos, foram presos temporariamente em casa, em Esteio e em São Leopoldo.

Conforme a Polícia Civil, era sabido que o alvo da operação bloqueava intencionalmente o sinal de sua tornozeleira eletrônica. Por isso, foi solicitado à Justiça, com parecer favorável do Ministério Público, o desencadeamento da operação. Houve integração com a Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), para que a ação obtivesse sucesso.

Com os suspeitos, foram apreendidos armas, munição, celulares, dinheiro, além de papel-alumínio utilizado para bloquear o sinal de tornozeleira eletrônica. Também foram encontrados diversos objetos roubados das vítimas da extorsão, como cafeteira, notebook, televisão e violão.

Ainda foram apreendidos quatro veículos automotores para fins de produção de provas, duas camisetas da Polícia Civil, além de uma pistola calibre 9 mm, de fabricação argentina, 37 cartuchos de 9 mm e 14 celulares. Aproximadamente 40 policiais em mais de 15 viaturas participaram da operação.