Duas detentas seguem internadas após incêndio em presídio de Porto Alegre

Duas detentas que se feriram durante o incêndio no Presídio Feminino Madre Pelletier, na zona Sul de Porto Alegre, neste domingo (10), seguem internadas. As duas mulheres tiveram queimaduras e estão em estado grave.

Segundo a Susepe (Superintendência estadual dos Serviços Penitenciários), uma das detentas, de 37 anos, teve queimaduras em 60% do corpo e foi transferida para a UTI do Hospital Cristo Redentor, referência nesse tipo de atendimento. A outra apenada, que está internada no HPS (Hospital de Pronto Socorro), teve 30% do corpo atingido pelas chamas.

Ainda de acordo com a superintendência, foi a detenta que está internada no HPS quem ateou fogo no colchão da presa que teve 60% do corpo queimado. As duas dividiam uma cela e se desentenderam antes da briga que originou o incêndio. Equipamentos auxiliam na respiração de ambas, por conta da inalação de fumaça.

Outras 19 detentas e dois agentes penitenciários também tiveram que ser levados ao HPS para atendimento por terem inalado fumaça. Todos foram liberados horas depois, sem ferimentos.

Uma sindicância interna foi instaurada para apurar o caso. Quando as duas detentas que provocaram o incêndio forem liberadas, um inquérito policial será aberto.