Divina Providência terá esquema de especial para doações de sangue no Carnaval

A época de Carnavalé crítica para os hospitais por causa do alto número de acidentes e necessidades de transfusão de sangue.

O Ministério da Saúde estima que, durante o período de Carnaval, haverá uma queda de até 30% nos estoques de sangue disponíveis para transfusões. A época é crítica para os hospitais por causa do alto número de acidentes e necessidades de transfusão de sangue.

Para evitar este cenário, o Hospital Divina Providência está convidando a população para doar sangue antes da folia. Conforme a enfermeira Laila Leão Cesar, cada doador pode beneficiar até quatro pessoas. “Esta atitude é a esperança para que muitos pacientes continuem a ter assegurado o seu direito de sobrevivência”, destaca.

Segundo parâmetros da OMS (Organização Mundial de Saúde), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores, que doam cerca de 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano. Mas o número ainda é insuficiente. “O ideal seria que a sociedade se conscientizasse tornar este ato um frequente”, aconselha a enfermeira.

O Banco de Sangue do Divina fica localizado no primeiro andar do hospital. Ele funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. O funcionamento será normal no sábado e na segunda de Carnaval. As coletas serão interrompidas apenas na terça-feira. Quem quiser mais informações pode obter através do telefone (51) 3320.6012.