Chegada do carnaval requer cuidados com a saúde

Época de festa, badalação e trânsito intenso de pessoas pelo país, o carnaval também traz seus riscos à saúde da população. O cuidado deve existir o ano todo, contudo, no carnaval, o risco de contaminação com alguma doença sexualmente transmissível (DST) sempre é lembrado, pois a festa atrai um número muito elevado de pessoas ao país, oriundas de todas as partes do mundo.

Prevenção e imunização

Entre as doenças que circulam e possuem risco de contaminação estão a Hepatite B e o HPV. Considerada silenciosa e grave, a Hepatite B é transmissível pelo sangue ou sexualmente. O vírus transmissor da hepatite é considerado 100 vezes mais contagioso do que o vírus HIV.

Diretor técnico da MDC Vacinas em Porto Alegre, Márcio Doernte comenta sobre a importância de se estar atento a estes vírus, que circulam com muita intensidade na época do carnaval ‘’ A aglutinação de pessoas que ocorre nas festas de carnaval, deixam as mesmas mais suscetíveis à contaminação.A questão é que, mesmo com as campanhas que alertam para os riscos e pedem prevenção, sabemos que muitos jovens ainda não usam preservativos na hora da relação. Então, além do preservativo, sugerimos que mantenham o calendário vacinal atualizado, pois quanto mais vacinas forem feitas, maior será de fato a prevenção’’, completa Doernte.