FreeWay movimentação intensa em direção ao Litoral Norte

Chove em pontos da BR-290, entre Glorinha e Osório. A instabilidade é passageira, mas pode provocar pancadas intensas em alguns trechos da estrada. 

A movimentação é intensa no sentido Porto Alegre-Litoral da Freeway, desde a tarde desta sexta-feira (1º). Os motoristas devem ter atenção redobrada. Chove em pontos da BR-290.

Quem deixa Porto Alegre durante a tarde e início da noite enfrentou pontos de lentidão na avenida Castello Branco. Às 23h, o tráfego era normal para o horário, sem problemas de fluxo.

Na metade da tarde, os problemas estavam concentrados no trecho de Glorinha e Osório. Ao anoitecer, se concentraram no eixo metropolitano. Os motoristas que decidiram pegar a estrada entre 18h e 21h sofreram com congestionamentos, como esse registrado pela repórter Luciane Kohlmann, do SBT. Ao todo, durante a tarde, eram cerca de 30 quilômetros de lentidão.

No entanto, na última verificação feita pelo Agora no Trânsito, às 23h15, a situação era tranquila até o trevo de acesso à Gravataí. Depois desse trecho, há retenção ao tráfego da fábrica da GM até Glorinha. Os motoristas não chegam a parar os veículos na pista, mas há sensiva redução na velocidade. Não há acidentes na região, apenas tráfego intenso mesmo.

Após o trecho de Glorinha, a BR-290 volta a ter boa fluidez. E segue assim até a chegada de Osório. Novamente, há pontos de retenção, mas sem congestionamento. O tráfego intenso prossegue até o entroncamento com a ERS-030.

Situação nas rodovias estaduais

Quem usa a ERS-040 enfrenta ao menos dois quilômetros de lentidão e congestionamento em Viamão. O motivo é a obra do viaduto do entroncamento da Tapir Rocha com a ERS-118.

A seguir, há dois pontos de lentidão em vários pontos no trecho de Águas Claras. Motoristas devem ter atenção para evitar colisões traseiras e superaquecimento dos carros. Já em Capivari do Sul, o problema é o trevo de acesso da cidade e acesso para a BR-101/Sul. São ao menos 15 quilômetros de congestionamento.

Já a ERS-389 (Estrada do Mar), ERS-407 (Acesso à Capão da Canoa), ERS-486 (Rota do Sol) e BR-101, ao Norte de Osório, não tem problemas de tráfego reportados.