Tropa de elite da Brigada Militar vira Bope para ampliar eficácia

O Rio Grande do Sul passou a contar de fato com um Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). A cerimônia de instalação, ocorrida na quinta-feira (17), marcou o início das atividades da unidade, instituída por decreto em dezembro de 2018.

O efetivo do Bope gaúcho terá um exigente processo seletivo de três meses de duração após a formação inicial dos brigadianos. De acordo com a Brigada Militar, os agentes serão preparados para operar e manusear equipamentos e armamentos especiais, como fuzis de precisão, equipamentos de raio-x e robôs.

Segundo o tenente-coronel Douglas Soares, a troca de nomenclatura servirá para padronizar o batalhão no modelo já usado na maioria dos estados do Brasil. Ele destacou ainda o amadurecimento do grupo e a confiança da corporação conquistados ao longo do tempo. “São vários quesitos que fomentaram o crescimento do Gate, tornando a unidade de referência no atendimento de ocorrências com reféns, artefatos explosivos, operações de inteligência, operações de busca e captura. Nos últimos anos, a unidade foi importantíssima em ações de grande porte e complexidade, como a operação Diamante e a operação Pulso Firme”, avaliou o comandante do batalhão.

O efetivo do Bope englobará o do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), acrescido de uma estrutura de Estado-Maior. As ações serão subsidiadas pela seção de inteligência, visando o aumento da efetividade.

O evento também oficializou a mudança de designação dos três Batalhões de Operações Especiais (BOEs), que passam a serem denominados 1º, 2º e 3º Batalhões de Polícia de Choque (BPChoque). As unidades estão localizadas nos municípios de Porto Alegre (1º), Santa Maria (2º) e Passo Fundo (3º).

O BPChoque da Capital Continuará com duas companhias de Polícia de Choque, com a fração Canil (responsável por todos os canis da BM no Estado) e com uma Companhia de Patrulhas Especiais (Patres). Os batalhões de Santa Maria e Passo Fundo manterão somente as atividades de Polícia de Choque.

Para o vice-governador e secretário de Segurança Pública Ranolfo Vieira (PTB), a corporação ganha muito com a divisão e o fortalecimento das unidades. “A especialização é fundamental em todas as áreas e na Segurança Pública não é diferente. Na BM, o Bope é a expressão máxima dessa especialização”, afirmou o vice-governador.