Terminal Triângulo, em Porto Alegre, recebe limpeza geral

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), sob a coordenação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), fez um mutirão de limpeza no Terminal Triângulo, nesta sexta-feira (25). O terminal, localizado na avenida Assis Brasil, no bairro Sarandi, é o principal ponto de conexão entre a zona Norte e o Centro de Porto Alegre.

De acordo com o DMLU, 15 servidores atuaram na ação. Parte da equipe fez a roçada das vegetações laterais e a raspagem do barro e terra acumulados no corredor. Outros garis fizeram a lavagem da passagem subterrânea, incluindo escadas e corredores, que conecta com a plataforma e os dois lados da avenida Assis Brasil, ponto que passará a receber este serviço quinzenalmente.

“Além dos serviços que já são feitos diariamente, esta ação visa ampliar o conforto e a segurança das milhares de pessoas que circulam por este importante local diariamente”, falou o secretário da SMSUrb, Ramiro Rosário.

Segundo o DMLU, em todas as quintas-feiras, é realizada a limpeza e lavagem da área externa do terminal, com a utilização de caminhão-pipa. Este trabalho é feito durante a madrugada, aproveitando o horário de pouco movimento no local. A roçada e raspagem são realizadas mensalmente. A parte superior do terminal recebe conservação diária feita por dois funcionários do DMLU.

Os funcionários do DMLU trabalham na varrição e limpeza das lixeiras de segunda-feira à sexta, das 8h às 17h, e sábados, das 8h às 11h30. O sanitário tem zeladoria 24 horas. Ainda nesta sexta-feira, uma equipe realizou uma vistoria completa nos vegetais do entorno do Terminal Triângulo, não sendo constatada a necessidade de serviços de urgência e emergência.

Terminal Triângulo

Cerca de 45 mil pessoas circulam diariamente pelo local. A estação é o segundo maior terminal de ônibus de Porto Alegre, ficando atrás apenas do Rui Barbosa, no Centro Histórico. O Triângulo recebe uma média de 950 ônibus diários, sendo 41 linhas urbanas e 200 interurbanas.

No dia 15 de janeiro, a Prefeitura de Porto Alegre assinou um termo de compromisso com o Grupo Zaffari para recuperação da estrutura do Terminal Triângulo. A empresa se comprometeu a fazer os reparos necessários, como na cobertura do local. Em troca, vai poder ficar com 20% da área de um terreno também na zona Norte, que deveriam ser destinados ao poder público, por se tratar de uma intervenção grande na cidade.