Campanha e Fronteira Oeste registram prejuízos por causa da chuva e temporais

Novos temporais atingiram a Campanha e a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul entre a noite de ontem (8) e a manhã desta quarta-feira (9). Há registros de destelhamentos em residências de Uruguaiana.

Conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), já choveu 234 milímetros no município. Ontem foram registrados 50.6 milímetros e hoje, até às 11h, mais 37,4 milímetros. No entanto, conforme dados de uma estação do Serviço Geológico do Brasil, choveu na cidade 190,60mm nas últimas 24 horas. Nos últimos três dias, o acumulado soma 373,20mm. A diferença ocorre porque as estações estão em pontos diferentes da cidade.

Além da chuva, Uruguaiana também foi atingida por fortes rajadas de vento, que causaram destelhamentos. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa teve cerca de 70% da cobertura de uma ala nova danificado pela força do vento registrado na madrugada.

Com tanta água, os três CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), além do Abrigo Institucional também foram atingidos pelo temporal. No CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) houve alagamento em todas as salas. A manutenção do local realiza o trabalho de vistoria na rede elétrica. Os atendimentos foram suspensos até que o local esteja seco e organizado.

Muita chuva em outras cidades

A cidade que mais registra chuva na manhã desta quarta-feira é em São Vicente do Sul, com mais de 100 milímetros de chuva até às 11h.

Por conta da chuva intensa dois rios da Bacia do Uruguai estão em alerta para enchente, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil. O primeiro é o Ibirapuitã, em Alegrete, que atingiu os 10,27 metros. Ele pode atingir a cota de inundação nas próximas horas, já que o limite é 10,8 metros.

Já o Quaraí, em Quaraí, está com 7,18 metros. Apesar de estar na cota de alerta, ainda está distante de sair do leito. O limite é em 9 metros.

Em Dom Pedrito, na Campanha, também há registro de alagamento em bairros da cidade.

*Novas informações a qualquer momento