Sob forte calor, Inter leva 2 a 0 e perde a segunda seguida no Campeonato Gaúcho

Com time reserva, o Inter perdeu para o São José em partida disputada neste domingo na terceira rodada do Campeonato Gaúcho. O time reserva Colorado não conseguiu jogar bem e sofreu dois gols do Zequinha, que venceu por 2 a 0.

O principal nome do jogo não foi nenhum jogador, mas sim o calor que castigou o estádio Passo d’areia, em Porto Alegre. O gramado sintético chegou aos 50 graus e a arbitragem decidiu fazer duas paradas técnicas para reidratação dos jogadores. Somou-se a dificuldade da alta temperatura a adaptação dos atletas ao campo artificial, que implicou em uma velocidade de jogo diferente do normal. A bola ficou muito mais “viva”, já que quicava mais e dificultava o seu domínio e condução de jogadas.

A estratégia escolhida por Odair Hellmann foi montar um trio de volantes no meio com Rithely à frente da zaga, Rodrigo Lindoso um pouco mais avançado e Patrick na meia esquerda. Em princípio, seria dele o papel de dar mais cadência e organização às jogadas Coloradas, mas isso acabou não acontecendo. Na frente, Wellington Silva e Neilton ficaram pelas pontas, revezando de lado durante a primeira etapa, e Rafael Sobis atuou mais centralizado.

Mesmo não jogando bem, foi de Patrick a melhor chance de gol até o intervalo. Ele apareceu dentro da área para finalizar forte uma bola após Sobis tentar chutar a gol. O goleiro Fábio, do São José fez ótima defesa e impediu a abertura do placar. Antes disso, o próprio Rafael Sobis já tinha obrigado Fábio a se esticar para defender uma perigosa cobrança de falta. Mas quem acabou chegando ao gol foi o São José. No início do segundo tempo, ainda antes dos 10 minutos, Márcio Jonatan resolveu arriscar em um lance despretensioso. De muito longe ele bateu e surpreendeu Marcelo Lomba que não alcançou. 1 a 0 para o Zequinha.

Logo após o gol, Odair resolver tirar Wellington Silva de campo e colocar o centroavante Tréllez, recém contratado. A tentativa do treinador era de colocar mais força de ataque. A nova estratégia ficou ainda mais evidenciada quando o comandante vermelho colocou Guilherme Parede no lugar do lateral Bruno José. Richely foi deslocado para o lado e Sobis recuou para armar mais os lances. A nova formação de ataque não conseguiu fazer mais do que o time do primeiro tempo. Seja pelo calor, pelo campo, ou por questões da própria organização da equipe, faltou ao Inter alguém que parasse a bola, pensasse o jogo e pudesse distribuir os lances de ataque.

A última tentativa de Odair para dar mais senso de organização ao meio Colorado foi colocar em campo o garoto Sarrafiori, mas assim que a substituição foi feita, o São José aproveitou uma cobrança de falta para a área e conseguiu marcar o segundo gol com Tassio, que completou de cabeça. a segunda derrota consecutiva do Inter no campeonato Gaúcho deixou o time com apenas 3 pontos conquistados e apenas o quarto lugar na tabela. O próximo jogo será na quarta-feira contra o Veranópolis, no Estádio Antônio David Farina.

Na zona mista

“Não conseguimos ter a posse de bola que queríamos, e o jogo é decidido no detalhe. Hoje, foi o primeiro jogo de alguns”, disse o goleiro Marcelo Lomba.

“Talvez, o São José esteja em outro nível físico, pois estão se preparando há mais tempo. Não é desculpa, é mérito deles”, ressaltou goleiro.

O técnico Odair Hellmann também falou sobre a derrota para o Zequinha. “O São José não ganhou por causa do gramado, ganhou porque acertou um chute na gaveta e foi melhor na bola parada. Sem desculpa por causa de calor e campo.”

“Nós precisamos evoluir em todos os aspectos. Quando se tem duas derrotas, a resposta precisa ser rápida”, completou.

As reclamações foram fortes na saída dos jogadores colorados do Estádio Passo D’Areia. Alguns torcedores revoltados com a atuação dos atletas arremessaram pedras no ônibus do Inter.