Saiba como ajudar as vítimas das chuvas no Interior do RS

Conforme o levantamento da Defesa Civil, 17 municípios seguem afetados pelos temporais e ventos dos dias 9 e 14 de janeiro.

A Defesa Civil do Estado e o Banco de Alimentos estão solicitando á população gaúcha que ajude as vítimas das fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias no interior do Rio Grande do Sul. Devido aos últimos eventos meteorológicos, muitas famílias tiveram que deixar suas residências, perdendo seus pertences.

Conforme o levantamento da Defesa Civil, 17 municípios seguem afetados pelos temporais e ventos dos dias 9 e 14 de janeiro. São 3.233 pessoas desalojadas e 1.382 desabrigadas, além de 1.287 pessoas afetadas com danos parciais. No total, ocorreram dois óbitos – um em Alegrete e outro em Santana da Boa Vista.

Conforme as autoridades que estão acompanhando diretamente a situação dos desabrigados e desalojados, são necessárias, principalmente, doações de água mineral e alimentos não perecíveis, além de material de higiene e limpeza, como fraldas descartáveis infantis e geriátricas. Também estão sendo solicitadas roupas e calçados, colchões e material de cama, com o cuidado de que esses itens estejam em boas condições de uso.

Doações são recebidas diretamente nas prefeituras dos municípios afetados, especialmente em Alegrete, Dom Pedrito, Jaguari, Quaraí, Rosário do Sul e Uruguaiana. Para quem não está nessas regiões, a Defesa Civil recebe materiais na Central de Doações do Estado, na avenida Borges de Medeiros, número 1501, no Centro de Porto Alegre. Nesse local, as doações são recebidas diariamente, das 8h às 18h. Contatos podem ser feitos através do telefone (51) 3288-6781.

Em todas as cidades do interior do Estado, os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar estão recebendo donativos. Ao entregar os materiais, a corporação pede para que seja informado que a doação é para a situação de emergência da Fronteira Oeste.

Entrega de doações

– Diretamente nas prefeituras dos municípios afetados, especialmente em Alegrete, Dom Pedrito, Jaguari, Quaraí, Rosário do Sul e Uruguaiana;

– Central de Doações do Estado: avenida Borges de Medeiros, número 1501, Centro de Porto Alegre. Nesse local, as doações são recebidas diariamente, das 8h às 18h. Contatos podem ser feitos pelo telefone (51) 3288-6781;

– Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar em todas as cidades do Estado, mencionando que a doação é para a situação de emergência da Fronteira Oeste.