RS tem 4,9 mil pessoas fora de casa por causa das cheias de rios

Continua subindo o número de pessoas fora de casa por causa da cheia de rios na Fronteira Oeste, Campanha e região Central. Conforme a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, são 4.892 pessoas desabrigadas ou desalojadas no Estado.

Ao todo são 15 municípios afetados por chuva intensa ou granizo. A lista é composta por Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Barracão, Dom Pedrito, Jaguari, Lavras do Sul, Manoel Viana, Pedro Osório, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Gabriel, São Francisco de Assis e Uruguaiana.

A pior situação é em Alegrete, onde 2.940 pessoas estão desalojadas e outras 1.369 pessoas estão desabrigadas na cheia do rio Ibirapuitã, que atingiu os 13,7 metros. Os atingidos estão no Ginásio Osvaldo Aranha, Parque de Exposição de Alegrete e em escolas públicas.

A Defesa Civil também montou um acampamento de emergência com 25 barracas. Cada barraca consegue abrigar uma família de até seis pessoas. Cerca de 35% da cidade está sem água potável porque as bombas de captação estão submersas pela cheia.

Também há problemas de abastecimento em São Gabriel, conforme a Defesa Civil. Das 60 pessoas desalojadas, 50 já teriam retornado para casa. Já em Rosário do Sul, a cheia do Santa Maria deixa 42 pessoas desalojadas e 80 desabrigadas, que estão abrigadas no ginásio Olivério Thaddeo. A situação é semelhante em Dom Pedrito, com 42 desabrigados e 59 desalojados.

As prefeituras de Lavras do Sul e Manoel Viana ainda não forneceram à Defesa Civil relatório dos prejuízos nas cidades.

A única cidade a reportar estragos por conta de granizo foi Barracão. Um posto de saúde e 40 casas foram destelhadas pela tempestade.

A Defesa Civil segue com o acompanhamento das Coordenadorias Regionais em conjunto com os municípios, oferecendo toda ajuda necessária às localidades atingidas. Qualquer informação ou pedido de auxilio pode ser encaminhado através do telefone 199.

Doações para os atingidos

A Defesa Civil Estadual pede ajuda humanitária para famílias afetadas pelas chuvas na Região da Fronteira Oeste. Alimentos não perecíveis, água potável, roupas, material de dormitório, colchões, produtos de limpeza e higiene pessoal são os itens mais necessários no momento.

Os donativos podem ser entregues na Central de Doações na Avenida Borges de Medeiros, 1501, no CAFF (Centro Administrativo Fernando Ferrari) de segunda a domingo das 8h30 às 18h.

Receba alertas da Defesa Civil

Por meio de mensagens de texto, a Defesa Civil Estadual consegue comunicar aos gaúchos a possibilidade de eventos adversos. Para receber esses alertas envie do seu celular um SMS para o número 40199 (sem ponto/ sem traço) com o CEP desejado. Podem ser cadastrados os CEP de diferentes localidades. O serviço é gratuito e de fácil utilização.