RS pode ter grandes volumes de chuva na maioria das regiões nesta sexta

Novas áreas de instabilidade devem provocar grandes volumes acumulados em cidades da Fronteira Oeste, Campanha, Centro, Sul e Litoral.

A previsão para esta sexta-feira (17) não é animadora para os municípios que já sofrem por causa da chuva da semana passada. Novas áreas de instabilidade devem provocar grandes volumes acumulados em cidades da Fronteira Oeste, Campanha, Centro, Sul e Litoral.

As pancadas ocorrem pela atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica. Ao longo do dia, são esperados volumes entre 30 e 70 milímetros nas cidades próximas da fronteira com o Uruguai. A chuva pode ser intensa em vários momentos.

Recomenda-se atenção redobrada em locais propensos a deslizamentos ou alagamentos. O solo já encharcado pode ser contribuinte para transtornos.

A partir da tarde, as pancadas rumam para as cidades entorno da Lagoa dos Patos e do Litoral Norte. Nas cidades desta última região, há risco para temporais, com vento, raios e queda de granizo pontual.

Noroeste, Norte e parte da Serra terão menores volumes de chuva. As pancadas chegam nessas regiões à tarde. Com o abafamento, não se descartam temporais isolados.

Faz menos calor amanhã. Mínima de 18°C em Santana do Livramento; e 22°C em Santa Rosa. À tarde, máxima de 18°C em Bagé; 26°C em Santa Maria e 28°C em Porto Alegre; 32°C em Erechim.