Rio Grande do Sul tem mais de 1.600 atingidos pela chuva em 10 municípios

A situação mais complicada é a de Alegrete, onde ocorreu uma morte. Até agora cerca de 740 pessoas estão desalojadas e 550 estão desabrigadas.

A chuva segue provocando prejuízos na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Já chega a dez o número de municípios atingidos e 1.607 pessoas estão fora de casa por causa da chuva. As cidades mais afetados são Alegrete, Uruguaiana, Bagé e São Gabriel.

Ao todo, há 1.208 desalojados e 399 desabrigados. Além das cidades mais afetadas, há estragos causados pela chuva em Dom Pedrito, Jaguari, Pedro Osório, Quaraí, São Borja e São Francisco de Assis.

A situação mais complicada é a de Alegrete, município no qual foi registrada uma morte. Até agora, 185 famílias (cerca de 740 pessoas) estão desalojadas e 137 estão desabrigadas (cerca de 550 pessoas). Os números totais são de 1.290 atingidos. Mas o número pode subir, conforme a Prefeitura de Alegrete.

Por enquanto, 35 famílias estão abrigadas no Ginásio Municipal Osvaldo Aranha. As 550 pessoas desabrigadas estão distribuídas em cinco abrigos pela cidade. As outras 740 em casas de amigos e familiares.

O prefeito Márcio Amaral decretou situação de emergência na quarta-feira (9). No entanto, há previsão de que o número de famílias afetadas pela cheia do Rio Ibirapuitã aumente.

Nas últimas 24 horas, o volume de chuva chegou a 358 milímetros. A média mensal para janeiro é 135 mm. E a expectativa é de que a instabilidade dê uma trégua nas próximas 12 horas.

Emergência decretada em Santiago, Bagé e Dom Pedrito

O município de São Gabriel decretou situação de emergência na manhã desta sexta-feira (11). A Defesa Civil já deslocou o coordenador de Santa Maria, tenente-coronel Freitas, para dar suporte ao prefeito Rossano Gonçalves no processo de decreto de situação de emergência.

Por enquanto, 600 pessoas estão desalojadas. Devido à instabilidade, a cidade ficou sem abastecimento de água potável. Também não há previsão de chuva no município nas próximas 12 horas.

A Defesa Civil estadual também deslocou técnicos para Bagé e São Francisco de Assis. As duas cidades foram afetadas pelo excesso de chuva. Várias estradas estão bloqueadas, impedindo o acesso às áreas interioranas, e casas foram alagadas. A cidade de Bagé decretou situação de emergência na quinta-feira (10).

Em Dom Pedrito, sete famílias estão desabrigadas (cerca de 28 pessoas) e 10, desalojadas (aproximadamente 40 pessoas). A Defesa Civil estadual reuniu-se com representantes municipais para discutir o apoio necessário. Em Quaraí, há seis famílias desabrigadas (24 pessoas) e 16 desalojadas (64 pessoas).