Presidente da República e família se mudam para o Alvorada

O presidente Jair Bolsonaro e a família passarão hoje (3) a primeira noite no Palácio da Alvorada. Desde a eleição, eles se hospedam na Granja do Torto, residência oficial da Presidência, que lembra casas de campo. O Alvorada será ocupado depois de d...

O presidente Jair Bolsonaro e a família passarão hoje (3) a primeira noite no Palácio da Alvorada. Desde a eleição, eles se hospedam na Granja do Torto, residência oficial da Presidência, que lembra casas de campo. O Alvorada será ocupado depois de dois anos e meio vazio, pois o ex-presidente Michel Temer preferiu permanecer no Palácio do Jaburu, residência oficial dos vice-presidentes da República.

Bolsonaro reconheceu que prefere a Granja do Torto, porque lembra o clima de fazenda em que foi criado no interior de São Paulo. O presidente também disse que ali ele pode ir até o quintal, pegar frutas e fazer churrasco. Segundo Bolsonaro, quando tiver tempo livre, tentará ir ao local.

O presidente afirmou que a escolha pelo Alvorada foi da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, por praticidade. O palácio fica em uma área mais próxima à área central de Brasília, facilitando para a filha Laura e a enteada Isabela, que vão para a escola.

Tradicionalmente os presidentes da República utilizam o Alvorada como residência, mas também como ambiente para despachos específicos, como reuniões com ministros, assessores e até convidados estrangeiros. A distância entre o Alvorada e o Palácio do Planalto é de 8 quilômetros em uma região de pouco trânsito.