Prefeitura de Canoas realiza operação para combater maus-tratos com animais

Durante essa semana dois cavalos foram encontrados abandonados em vias públicas de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. 

Durante essa semana dois cavalos foram encontrados abandonados em vias públicas de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

Sem condições de ficar em pé e com magreza extrema, os animais acabaram falecendo, mesmo depois do atendimento de veterinários e da equipe técnica da prefeitura. Os casos ganharam grande destaque nas redes sociais e geraram comoção.

Após receber a denúncia do abandono de um dos cavalos, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, pediu “para os responsáveis das diferentes secretarias municipais que intensificassem o combate aos maus-tratos”.

Nesta quarta-feira (9), a Operação Cavalo de Troia foi realizada no bairro Niterói para identificar casos de exploração de animais.

Liderada pela Secretaria Municipal da Segurança Pública e Cidadania, a ação ainda contou com a participação da Brigada Militar, Guarda Municipal, Fundação Municipal de Saúde e com as secretarias municipais de Meio Ambiente, Transportes e Mobilidade, Desenvolvimento Social e Serviços Urbanos.

De acordo com a prefeitura, uma equipe do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) também esteve presente para avaliar a saúde dos animais e realizar o procedimento de microchipagem.

“O nosso foco é combater intensivamente os maus-tratos aos animais, esse é um pedido da sociedade e que estamos atendendo”, disse o secretário da Segurança Pública e Cidadania, Alberto Rocha.

“Ainda vamos realizar outras operações nos bairros onde há grande número de cavalos, com o intuito de identificar o estado dos animais e realizar o recolhimento deles, caso apresentem más condições de saúde. De agora em diante, é tolerância zero”, completou.

Segundo a prefeitura de Canoas, durante a operação foram encontrados nove cavalos, que foram avaliados e chipados.