Prefeitura de Porto Alegre faz parceria para recuperação do Terminal Triângulo

prefeitura de Porto Alegre comunicou que assinou um termo com o Grupo Zaffari com o objetivo de recuperar a cobertura do terminal de ônibus Triângulo

No começo da tarde desta terça-feira (15), a prefeitura de Porto Alegre comunicou que assinou um termo com o Grupo Zaffari com o objetivo de recuperar a cobertura do terminal de ônibus Triângulo, na zona norte da Capital.

Recentemente, o local ganhou até festa de aniversário, com direito a bolo, em forma de protesto, para marcar os quatro anos do destelhamento do terminal.

O Grupo se comprometeu a fazer os reparos necessários. Em troca, vai poder ficar com 20% da área de um terreno comprado para a construção de um supermercado também na zona norte que deveriam ser destinados ao poder público, por se tratar de uma intervenção grande na cidade.

A destinação de 20% do terreno à prefeitura, nesses casos, é prevista em lei. “A prefeitura abriu mão dessa parcela do terreno e pediu que a empresa fizesse as melhorias no terminal Triângulo. O Grupo vai contratar um laudo técnico das estruturas da estação para avaliar tudo que precisa ser recuperado”, diz em nota.

De acordo com a prefeitura, só após a conclusão desse laudo, os consertos serão iniciados, e o valor da contrapartida e o tempo de duração da obra serão fechados. Ainda assim, o prefeito em exercício, Gustavo Paim, alega que seria “muito mais demorado se o poder público fizesse as obras no local”.

Os estragos foram motivados por um temporal em 2014. Na época, o reparo da parte do telhado de acrílico que foi arrancada da plataforma foi estimado em mais de R$ 1 milhão.

O terminal Triângulo é o segundo maior da Capital gaúcha, ficando atrás apenas do Rui Barbosa, no Centro Histórico. De acordo com a prefeitura, cerca de 45 mil pessoas passam diariamente pelo local.

O terminal recebe uma média de 950 ônibus diários, sendo 41 linhas urbanas e 200 interurbanas.