Prefeitura de Porto Alegre conserta iluminação da avenida Castello Branco

Foram retomados nesta quarta-feira (16) os trabalhos de manutenção da iluminação pública da avenida Castello Branco, na saída de Porto Alegre. De acordo com a Prefeitura da Capital, os serviços abrangem pontos de luz que foram alvos de vandalismo, deixando a via às escuras durante a noite.

O trabalho é realizado por equipes da SMSUrb (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), entre as 9h e as 16h, faixa horária na qual o movimento na avenida é menor. 16 pontos de iluminação são refeitos no trecho que compreende a rua Ernesto da Fontoura e a avenida Pátria, no sentido Porto Alegre-Interior, gerando bloqueio de uma faixa da via, no sentido Porto Alegre-Interior.

Na segunda quinzena de dezembro, foram recuperados pontos entre a rua Câncio Gomes e a rua da Consolação e entre a avenida São Pedro e a avenida Pátria. Ainda no primeiro trecho, da Sertório até a São Pedro, cerca de 30 postes de iluminação pública já foram consertados.

Problema frequente

Nos últimos anos, a iluminação pública da avenida Castello Branco vem sendo alvo frequente de criminosos, em casos de roubo de fiação e de equipamentos elétricos, como transformadores. O cobre da fiação interessa os bandidos, que vendem o material.

“É um absurdo que ainda tenhamos gastos devido a furtos e ao vandalismo. Nossas equipes deveriam estar se dedicando a manutenção de outros pontos, mas precisam aplicar esforços em casos como estes. A prefeitura está buscando soluções para estes atos criminosos e todas as informações foram passadas para análise da Polícia Civil”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos Ramiro Rosário (PSDB). O bloqueio parcial da avenida será acompanhado pelas equipes da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).