Porto Alegre: obras da trincheira da Cristóvão Colombo são retomadas

As obras da trincheira da avenida Cristovão Colombo com a Terceira Perimetral, em Porto Alegre, foram retomadas nesta segunda-feira (21). Em uma força-tarefa envolvendo órgãos da Prefeitura da Capital, foi possível receber legalmente a doação de material por parte dos moradores da região. A conclusão do muro de contenção e outros ajustes vão permitir a liberação provisória da trincheira nos dois sentidos até o mês de março. Atualmente 85% da obra – prevista para a Copa do Mundo de 2014 – estão concluídos.

O trecho em obra tem 60 metros e é a passagem por baixo da rua Dom Pedro. Após encerradas as atividades, o fluxo pela Cristóvão entre as avenidas Plinio Brasil Milano e Benjamin Constant não terá mais bloqueios. Mesmo com a liberação da pista, as obras da trincheira não estarão concluídas.

Para a concretização, restam ainda serviços como as alças de acesso, alargamento da Cristóvão Colombo entre as ruas Honório Silveira Dias e Luzitana e outros muros de contenção. O primeiro contrato para realização dos serviços foi assinado em 2012, as obras começaram em 2013, mas foram paralisadas em 2017 por problemas do consórcio. As empresas classificadas em segundo e terceiro lugar não tiveram interesse em seguir com a obra, o que fez com que a prefeitura precisasse abrir uma nova licitação em 2018. Com a conclusão do processo licitatório em andamento, as obras devem ser retomadas e concluídas.