Piscina pública fica fechada após vandalismo com bactéria em Porto Alegre

A piscina pública do bairro Restinga, na zona Sul de Porto Alegre, ficou fechada nesta terça-feira (29) para tratamento químico da água. Durante a madrugada, o local foi alvo de vandalismo e a água foi contaminada por bactérias.

A contaminação ocorreu por coliformes fecais. De acordo com a Prefeitura da Capital, a qualidade da água já foi avaliada por técnicos, que encaminharam as medidas para a limpeza da piscina, localizada na avenida Economista Nilo Wulff.

O risco dos coliformes fecais é de que alguns de seus variantes podem causar, principalmente, distúrbios gastrointestinais, como diarreia. A presença dessa bactéria em amostras de água, por exemplo, é um grande indicativo de que essa água foi contaminada por fezes e esgoto.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia (MDB), repudiou o ato. “Não podemos aceitar atos como este que prejudicam a comunidade. Os próprios usuários precisam ser também agentes fiscalizadores, o vandalismo prejudica o lazer e bem estar de quem usufrui das atividades oferecidas pela prefeitura de forma gratuita”, ressaltou a política.

As cinco piscinas comunitárias de Porto Alegre estão abertas desde o dia 8 de janeiro. Para o uso das piscinas é necessária a confecção das carteirinhas de acesso com apresentação de uma foto 3×4 e carteira de identidade. Menores de 14 anos devem estar acompanhados pelos pais. No turno da manhã, há aulas de natação e hidroginástica. As inscrições podem ser feitas nas secretarias de cada unidade.

Na temporada de 2019, foi firmada uma parceria com a Associação Brasileira de Químicos (ABQ), que cedeu o técnico responsável químico para o controle das águas das piscinas. Os produtos químicos necessários estão sendo fornecidos pelo DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto).

Piscinas abertas nesta temporada
Cecoflor (Centro de Comunidade Vila Floresta) – rua Irene Caponi Santiago, 290, bairro Vila Floresta;
Cecopam (Centro de Comunidade Parque Madepinho) – rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada;
Ceprima (Centro de Comunidade Primeiro de Maio) – rua Comoati, 64, bairro Santa Maria Goretti;
Cevi (Centro Comunitário Vila Ingá) – rua Papa Pio XII, 350, bairro Passo das Pedras;
Cecores (Centro de Comunidade Restinga) – avenida Economista Nilo Wulff, 50, bairro Restinga.