Pelotas e Jaguarão registram alagamentos após chuva intensa

Conforme dados do Sanep (Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas) choveu 61 milímetros no município de Pelotas apenas até às 17h40.

Da redação* – Choveu forte na tarde desta terça-feira (15) em municípios do Sul do RS. Em Pelotas e Jaguarão foram registrados pontos de alagamentos em diversas ruas.

Conforme dados do Sanep (Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas) choveu 61 milímetros no município de Pelotas apenas até às 17h40. Em dois dias, a chuva alcança os 116 milímetros na cidade, segundo o órgão. A média do mês, que é de 120 milímetros, já foi alcançada apenas nesses dois dias.

Comunicado do Sanep aponta que as casas de bombas estão a pleno funcionamento. No entanto, a chuva foi mais forte que o sistema de escoamento da cidade.

Conforme a Defesa Civil, que acompanha a situação no município, a região mais crítica é a Colônia Z3. Moradores tiveram as residências invadidas pela água da chuva. Uma tubulação que faz o escoamento de água estaria bloqueada, o que teria provocado o alagamento no bairro.

A Prefeitura de Pelotas registra outros pontos de acúmulo de água no Areal, em Três Vendas e no Fragata. Algumas ruas, como a Marcílio Dias e a Professor Araújo, e avenidas – a exemplo da Domingos de Almeida, Duque de Caxias e Bento Gonçalves – estão com níveis elevados de água.

Nas ruas Saldanha Marinho, entre Tiradentes e Dom Pedro II, e na Sete de Setembro esquina Marcílio Dias, os agentes de trânsito interromperam o tráfego e orientam os motoristas. O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas também registra acúmulo de água.

A Prefeitura de Pelotas admite os problemas, mas aponta que as equipes do Sanep estão trabalhando para dar escoamento da água da chuva.

Em Jaguarão, a chuva intensa provocou alagamentos na rua Júlio de Castilhos, no Centro da cidade. O registro é do portal J3 Notícias, daquele município.

A previsão para as próximas horas ainda é de chuva por conta do avanço de áreas de instabilidade vindas do Uruguai. A precipitação deve prosseguir até às 8h de amanhã.

Chuva intensa causa alagamentos em diversos pontos de Jaguarão. Na rua Júlio de Castilhos a rua ficou completamente debaixo d'água. #PortalJ3

Posted by J3 notícias Jaguarão on Tuesday, January 15, 2019

 

*com informações da Prefeitura de Pelotas