Palácio do Planalto está pronto para posse de Jair Bolsonaro

A algumas horas da entrega da faixa presidencial a Jair Bolsonaro, os ambientes do Palácio do Planalto onde ocorrerão as cerimônias já estão prontos. Técnicos fazem os últimos testes de som. Com o avanço da tecnologia, profissionais da imprensa prepa...

A algumas horas da entrega da faixa presidencial a Jair Bolsonaro, os ambientes do Palácio do Planalto onde ocorrerão as cerimônias já estão prontos. Técnicos fazem os últimos testes de som. Com o avanço da tecnologia, profissionais da imprensa preparam equipamentos auxiliares para garantir o registro de cada minuto da cerimônia. Várias máquinas fotográficas acionadas à distância foram instaladas na parte superior da rampa do Planalto. A expectativa é que o presidente eleito suba a rampa às 16h.

Na porta do Salão Nobre, o presidente Michel Temer receberá Bolsonaro. Depois do Hino Nacional, Bolsonaro, com a faixa, subirá ao Parlatório para um breve discurso a populares, que já estão se concentrando na Praça dos Três Poderes.

Em seguida, cumprimenta autoridades estrangeiras que vieram para sua posse no Salão Leste.

Populares aguardam na praça dos três poderes, a cerimônia de posse do Presidente eleito, Jair Bolsonaro em Brasília.

Público aguarda na Praça dos Três Poderes a cerimônia de posse do Presidente eleito, Jair Bolsonaro, em Brasília – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Já no comando do Executivo, Jair Bolsonaro empossará seus ministros em frente a um painel verde já montado com a imagem do brasão da República e segue para o Salão Oeste, onde fará a foto oficial com sua equipe, antes de seguir para o Itamaraty, para a recepção dos convidados e autoridades. 

Convidados

No Salão Nobre do Palácio do Planalto, alguns dos lugares nas primeiras filas foram reservados para convidados da primeira-dama Michelle Bolsonaro que são da comunidade surda. Eles ficarão em frente à rampa, onde ocorrerá a execução do Hino Nacional. O hino será acompanhado por um interpréte de libras, que estará ao lado de Jair Bolsonaro.

Parentes do presidente eleito e da esposa Michelle ficarão à esquerda da rampa. Os ministros do novo governo sentarão na fila atrás dos familiares do novo presidente. Dentre os convidados para cerimônia de posse, também estão os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Eunício Oliveira (MDB-CE), além do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. governadores e prefeitos.

Filas de cadeiras estão organizadas para posse presidencial no Salão Nobre do Palácio do Planalto

Filas de cadeiras estão organizadas para posse presidencial no Salão Nobre do Palácio do Planalto – Valter Campanato/Agência Brasil

Estão reservadas cadeiras para os ex-presidentes Fernando Collor de Mello e José Sarney.