Obra altera trânsito na estrada Antônio Borges

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre iniciou nesta semana a última etapa da obra de implantação da adutora na estrada Antônio Borges, em que serão instalados 150 metros de rede no diâmetro de 315 milímetros no sentido centro-bairro, a partir da esquina da avenida Oscar Pereira.

Na semana passada, os trabalhos avançaram na rua Agricultor Müller até o Beco do Davi. Durante a realização da obra é necessário bloquear o trânsito em alguns trechos da estrada, onde ocorrem desvios. A nova adutora deverá entrar em operação no mês de abril. A iniciativa visa melhorar as condições de abastecimento das sSul e Leste, principalmente na Lomba do Pinheiro.

Histórico

A adutora vai interligar o sistema de abastecimento de água do bairro Belém Novo com o sistema do bairro Menino Deus, com 3,5 quilômetros de rede nos diâmetros que variam entre 63 milímetros a 315 milímetros. Ao final da obra da adutora, o reservatório Pedra Redonda, do Sistema Menino Deus, abastecerá uma área hoje atendida pelo Sistema Belém Novo, que atualmente está operando no limite de sua capacidade operacional.

O conjunto dessas intervenções beneficiará em torno de 75 mil habitantes do bairro Lomba do Pinheiro. O custo estimado para a obra é de R$ 4 milhões, oriundos da tarifa de água e esgoto. O Trabalho Social do Dmae realiza reuniões com a comunidade em cada trecho para explicar o andamento da obra e seu impacto na área.