Magma Cultura leva cinema e teatro a 12 Estados do País

Especializada em projetos itinerantes, a Magma Cultura, de Florianópolis, promoveu em 2018 iniciativas que alcançaram mais de 75 mil pessoas de 12 Estados de todas as regiões do País. No total foram realizadas 844 apresentações teatrais ou sessões de cinema em localidades como Juruti, no Pará; São Luís, no Maranhão; Sorocaba, em São Paulo; Itajaí, em Santa Catarina, e Nova Iguaçu de Goiás, em Goiás. Ao todo, o CineMóvel, a Sala Brasil e o PalcoMóvel estiveram em 55 cidades e percorreram mais de 70 mil quilômetros por estradas brasileiras. O trajeto incluiu ainda deslocamentos de balsa por rios da região amazônica.

Os projetos, aprovados pela Lei de Incentivo do Ministério da Cultura, levam teatro, cinema, música e atividades lúdicas de forma gratuita para diferentes localidades – muitas delas onde há escassez de opções culturais. Para as sessões de cinema, a empresa utiliza o CineMóvel, sala climatizada com 30 poltronas, espaço para cadeirantes, rampa de acesso, som stereo e telão de 120 polegadas. As apresentações de teatro ocorrem no PalcoMóvel, estrutura que inclui, além do palco, espaço coberto com cadeiras e capacidade para receber até 250 pessoas. A Sala Brasil recebe sessões de cinema e apresentações teatrais adaptadas a espaços fechados.

Em 2018 a empresa desenvolveu projetos para clientes como Alcoa, Ecorodovias, Carrefour, Urbano, Yamana Gold e Gomes da Costa. “Nossos projetos buscam sempre garantir a democratização do acesso à cultura. As estruturas itinerantes, que garantem o conforto do público e dos artistas em qualquer localidade por onde passamos, têm grande importância nesse esforço” diz Jefferson Bevilacqua, diretor da Magma Cultura. O balanço dos projetos desenvolvidos em 2018 foi transformado em vídeo para as redes sociais – facebook.com/culturasobrerodas. A empresa já planeja novos projetos para 2019.