Governador visita região afetada por enchentes e anuncia medidas de emergência

O governador Eduardo Leite visitou a Fronteira Oeste no sábado (12), uma das regiões mais afetadas pela chuva nos últimos dias. Esta foi a primeira viagem oficial como novo chefe do Executivo gaúcho. Conforme a Defesa Civil, 3.400 pessoas estão fora de casa em todo o Estado.

A pior situação é em Alegrete, onde o rio Ibirapuitã está 13,7 metros acima do normal. Na região, Leite garantiu para Uruguaiana e Alegrete que as reformas nos prédios escolares afetados pelos temporais ficarão prontas antes do início do ano letivo. Em Alegrete, cerca de 800 moradores estão em abrigos municipais.

“Fiz questão de vir aqui para dizer que a população de Alegrete, Uruguaiana e toda a Fronteira Oeste não está sozinha. Vamos seguir firme neste trabalho conjunto de assistência”, afirmou o governador. Depois, ele sobrevoou parte da região alagada. Foi um voo curto por causa das condições climáticas.

Mais cedo, Leite esteve em Uruguaiana, que também decretou situação de emergência por causa do vendaval da última quarta-feira (9). Ele vistoriou o Instituto Penal. Os ventos de 120 quilômetros por hora destelharam o complexo. Em razão dos estragos, foi necessário passar 166 detentos para prisão domiciliar. As obras, segundo o governo, deverão ser concluídas em 21 dias. Para amenizar a apreensão da comunidade, 29 policiais militares já haviam sido alocados ao município para monitorar áreas em que os detentos estão abrigados.

“Já destacamos um efetivo suplementar da Força Gaúcha de Pronta Resposta para reforçar o policiamento na cidade, tendo em vista o que aconteceu. Queremos garantir a segurança. Também estamos agilizando o processo para fazer a reforma do telhado para que o instituto volte a receber os apenados o mais rápido possível”, afirmou Leite.

O governador ainda destacou que a Defesa Civil Estadual está focada em agilizar o processo de homologação dos decretos de emergência das prefeituras, uma etapa necessária para que recursos sejam liberados e para que os municípios possam solicitar ajuda também do governo federal. Até agora, 11 prefeitos da Fronteira Oeste decretaram situação de emergência.

Além disso, Leite anunciou que estarão disponíveis horas-máquina aos municípios para agilizar a desobstrução de córregos e canais, a limpeza das ruas e a recuperação de estradas. Uma ata de registro de preços permite agilizar esse processo com empresas terceirizadas.

“Na área da Saúde, vamos liberar recursos que estão em atraso por parte do Estado, com prioridade para as unidades de pronto-atendimento e os hospitais contratualizados, como a Santa Casa de Uruguaiana”, destacou.

O governador também lembrou que ainda há previsão de chuva. “Temos que estar muito alertas, acompanhando e monitorando”, garantiu.