Empresas de ônibus de Porto Alegre pedem aumento na tarifa

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre (Seopa) protocolou na Prefeitura, na tarde de quinta-feira, pedido de reajuste de 11% para a tarifa dos ônibus da Capital. Este percentual, se aprovado, elevaria a tarifa atual de R$ 4,30 para R$ 4,78. O pedido foi feito após a aprovação do dissídio coletivo dos rodoviários das empresas do transporte coletivo, que irão receber um aumento salarial de 3,4%.

A partir do pedido já protocolado, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), por intermédio de sua equipe técnica da Coordenação de Regulação de Transportes (CRT), irá desenvolver o cálculo do novo valor da tarifa do transporte coletivo, de acordo com a legislação vigente. O estudo será levado para apreciação do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu), com posterior encaminhamento do resultado da análise ao prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Todo o processo do cálculo tarifário, como nos anos anteriores, contará com a participação do Tribunal de Contas do Estado – TCE/RS, assim como será disponibilizado no site da Prefeitura, visando a total transparência do tema.