Delegado da PF é afastado das funções por suspeita de corrupção em Passo Fundo

Um delegado da Polícia Federal que atuava em Passo Fundo foi afastado das funções na manhã desta quarta-feira (23). Ele é o principal investigado na Operação Dois Campos, que cumpriu ainda nove mandados de busca em Passo Fundo, no Norte gaúcho.

A ação é conjunta entre PF (Polícia Federal) e o MPF (Ministério Público Federal). O agente público é suspeito de corrupção.

Ele é investigado após suspeitas dele ter recebido recursos de empresários, investigados e advogados. O pretexto seria investir os valores em uma instituição para tratamento de dependentes químicos do Norte gaúcho. Diligências indicaram que os recursos captados eram gastos com despesas do próprio delegado.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal já começaram a ouvir os doadores. Os esclarecimentos serão para identificar de qual lado partiu a iniciativa de aproximação para apadrinhamento de dependentes químicos e doações.

Os agentes envolvidos no caso também buscam saber em que contexto ocorreram as solicitações e, ainda, se sofreram algum tipo de constrangimento. Além do delegado, são investigados empresários e um advogado.

A operação recebeu o nome de “Dois Campos”, que é a tradução do idioma hebraico para a palavra que designa a instituição terapêutica, porque retrata o conflito de interesses que permeava a atuação da autoridade policial.