Chuvas seguem nesta semana no RS

O maior problema é que as chuvas tendem a serem intensas novamente nas áreas que já foram atingidas pelos elevados volumes da última semana.

A expectativa é que as chuvas sigam presentes no Rio Grande do Sul durante a semana. Um novo sistema de baixa pressão associado à umidade que vem da região Norte manterá as instabilidades e favorecerá a ocorrência de chuvas expressivas.

Embora as chuvas ocorram em todo o estado, os volumes serão irregulares, variando entre 40 mm e 160 mm acumulados. O maior problema é que as chuvas tendem a serem intensas novamente nas áreas que já foram atingidas pelos elevados volumes da última semana.

Neste domingo (13), os temporais voltam a se espalhar pelo RS podendo ter chuvas mais fortes nas áreas já atingidas pelos elevados volumes. Também podem ocorrer chuvas intensas entre o Centro, Norte e Nordeste gaúcho, incluindo região serrana.

Nos próximos dias a chuva perde intensidade e as temperaturas serão elevadas em todo o estado. Entre quarta (16) e quinta-feira (17), uma nova frente fria avança trazendo mais chuva.

Condições observadas

A semana que passou foi marcada por muita chuva no Oeste e na região da Campanha por causa da combinação da umidade que os ventos em altitude trouxeram para o estado e a formação e passagem de uma frente fria. Os volumes variaram entre 180 mm e 300 mm em média, sendo que em alguns pontos o volume chegou próximo aos 400 mm acumulados. Já na faixa mais ao Leste e em áreas do Noroeste, os volumes foram bem menores (entre 10 mm e 30 mm acumulados). Também foram registrados temporais com rajadas de vento forte ao longo da semana.